quarta-feira, 26 de setembro de 2012

REVIEW – Snake Eyes 1/6 (V1 - 2009) – Sideshow G.I. Joe

Review cedido pelo meu grande amigo o Luiz Wan, obrigado por este excelente material amigo!!


Oi pessoal! Bom, como este é mês de aniversário do Fórum, resolvi fazer um review mais caprichado ainda em homenagem às comemorações. Trata-se de uma figura cujo personagem é um dos ícones dos anos 80: o Snake Eyes, dos G.I. Joe, neste review, na escala 1/6 da Sideshow Collectibles.



Desde já quero informar que esta não é a nova versão do Snake Eyes, que vem com o lobo Timber (até porque ainda nem foi lançada). Trata-se da primeira versão (V1) lançada em 2009. Foi o primeiro G.I. Joe lançado pela Sideshow.

Eu pretendia tirar as fotos usando o fundo preto que costumo usar normalmente. Mas considerando a cor da roupa do Snake Eyes, achei que não ficaria legal. Então, coloquei o fundo branco. As fotos não saíram nenhum primor, mas espero que gostem do review.

O histórico que vou fazer do personagem é uma tradução livre do texto que vem na própria caixa da figura (que vocês verão nas fotos abaixo).

Aliás, falando em fotos, espero que tenham paciência para ver este review, pois foi o maior que já fiz, com nada menos que 87 fotos!

Então, deixemos de enrolação e vamos logo ao histórico do personagem.

Ninja, Comando, força mortal da natureza...
Esses termos apenas arranham a superfície do enigma conhecido como Snake Eyes. Indiscutivelmente uma das maiores aquisições para a equipe dos G.I. Joe, a lembrança da honra e do valor de Snake Eyes faz com que até mesmo os mais terríveis inimigos tremam de medo. No início de sua carreira militar, Snake Eyes foi colocado à prova diversas vezes em combate, mais notadamente durante um resgate a seus aliados, onde ele suportou ferimentos em seu rosto e em suas cordas vocais, o que lhe custou sua voz. Usar uma máscara e uma viseira apenas adicionou mais mistério ainda a esse soldado silencioso, conhecido por muitos de seus pares como “Confidencial”. Mais tarde, Snake Eyes se viu lutando lado a lado com os soldados que ele salvou, como membro da força de elite norte-americana conhecida como G.I. Joe. Snake Eyes foi treinado pelo melhor dos melhores. A elite dos especialistas militares transformou-o no soldado que ele é hoje, tornando-o especialista em quase todos os tipos de armas de mão. Somando-se a isso, ele transformou seu corpo em uma arma viva, sob os ensinamentos de alguns dos maiores artistas marciais do mundo, incluindo os mestres ninja do Clã Arashikage.

Algumas observações que não foram mencionadas no texto:
- Snake Eyes foi treinado no mesmo Clã Ninja que Storm Shadow, o ninja a serviço dos Cobra. Chegaram inclusive a ser amigos na infância, mas hoje são arquiinimigos.
- A primeira figura de ação de Snake Eyes lançada no Brasil foi na coleção em escala 3 ¾ dos “Comandos em Ação”, da Estrela, nos anos 80. Acontece que, naquela ocasião, Snake Eyes foi lançado como um vilão, com o nome “Cobra Invasor”.


Ah, eu não podia deixar de mencionar os dados da ficha do Snake Eyes, que fica do lado externo da caixa:

COMMANDO
Codinome: Snake Eyes
Nome de arquivo: Confidencial
Especialidade Militar Primária: Infantaria
Especialidade Militar Secundária: Instrutor de combate corpo-a-corpo
Local de nascimento: Confidencial Nível: E-5

Snake Eyes é especialista em 12 diferentes sistemas de combate desarmado (karatê, kung fu, jiu-jitsu), e é extremamente habilidoso no uso de armas avançadas. Recebeu extenso treinamento em montanhismo, demolições subaquáticas, sobrevivência na selva, no deserto e no ártico e uma forma de medicina holística. É expert em todo o armamento desenvolvido pela OTAN e pelo Pacto de Varsóvia.

“O homem é um mistério total, mas ele é realmente bom no seu trabalho, aliás, ele é o melhor.”

Enfim, vamos ao review!

A CAIXA:

A caixa é a padrão dos G.I. Joe da Sideshow: muito bonita e funcional, com uma foto grande da figura na frente (aliás, em uma bela pose) e fotos menores e mais detalhadas atrás. Mais abaixo, a tradicional fichinha do personagem (traduzida acima), típica dos bons e velhos Comandos em Ação da Estrela. E mais ao lado, outras figuras da coleção: Cobra Commander e Cobra Trooper.



E abaixo, fotos das laterais da caixa, naquela clássica imagem da figura com uma explosão ao fundo. Muito legal e nostálgico.



Um close na ficha do nosso amigo Snake:


E a caixa aberta, com a lista de equipamentos, as armas arrumadinhas, um texto sobre os G.I. Joe e outro sobre o Snake Eyes (esse texto do Snake foi o que eu traduzi acima), e a figura de ação propriamente dita:






Agora, as armas e a figura já fora da caixa (mas ainda sob o blister). Tudo vem bem protegido, bem encaixado e seguro, em um estilo semelhante ao da Hot Toys.




E agora, já sem o blister, fotos das armas e da figura:



A FIGURA:

Bom, como vocês podem ver a seguir, o Snake Eyes vem bem equipado, e preparado para uma guerra. Além desse monte de bolsos e fivelas, ele vem com dois pares extras de mãos intercambiáveis e um par de botas táticas extras, com as pontas dos pés flexionados. Quanto ao armamento, ele vem com:
- 1 submetralhadora 9 mm, com silenciador, e um total de 5 pentes de munição com 30 tiros cada;
- 1 pistola MK-23, com silenciador, mira laser acoplável AN/PEQ-6, e um total de 3 pentes de munição com 12 tiros cada;
- 2 granadas de fumaça MK-18;
- 2 granadas atordoadoras M-48;
- 2 granadas de fragmentação M-67;
- faca de combate “tanto”, com bainha;
- espada falchion do Clã Arashikage;
- espada ninja-to, com bandoleira e bainha.


Nessa outra foto, tirei as alças e fivelas (exceto a do cinto principal, pois dá um trabalhão colocar aquela fivela de volta), para vocês verem melhor a figura sem esse monte de equipamentos por cima. 


O outro cinto, com bolsas laterais e as alças para os ombros:


A “cinta” onde ficam armazenados os pentes das armas de fogo:


E as joelheiras com velcro, ideia muito bem sacada da Sideshow:



Esse é o cinto que eu não tirei (apenas abri as fivelas que ficam presas nas coxas). Aquela fivela da cintura dá um trabalhão para recolocar, por isso, não tirei.


Coldre da pistola e silenciador de um lado:


E bolsos para as granadas de fumaça do outro lado:


Abaixo, vocês podem ver fotos da figura, de frente, de lado e de costas, sem a maior parte das alças e fivelas. Ele fica mais esguio, mais esbelto. Eu vi em sites estrangeiros que muitos dos gringos preferem deixar o Snake desse jeito, sem esse monte de fivelas (diferentemente da minha opinião):





O Snake também possui braçadeiras. No lado esquerdo um relógio, e no lado direito uma bússola. Observem que a Sideshow foi bem detalhista: dá até para ver a hora no relógio (16:41h). Ambos são adesivos, mas muito bem fixados.



Em cada braço ele tem essas duas tirinhas de tecido sem função alguma (deve ser para dar um charme... hehehe...):



E agora, recolocando as alças e fivelas:






E, abaixo, detalhes da cabeça. Uma coisa muito legal é que ela é recoberta com tecido, como o resto do corpo, o que foi uma excelente ideia. Se fosse toda de plástico, destoaria do restante do corpo. A costura foi muito bem feita mesmo. Ponto para a Sideshow. (Quem vê essa costura da cabeça do Snake Eyes deve espumar de raiva quando vê a costura da cabeça do Homem-Aranha da Hot Toys...)




Abaixo, observem um dos pontos altos da figura: essas alças e fivelas são muito bem detalhadas. TODAS elas são funcionais, abrindo, fechando, apertando e afrouxando. Um trabalho primoroso da Sideshow.




A bandoleira, com bolsos na frente, e espaço para encaixar a bainha da espada atrás:




AS ARMAS:

A bainha da faca, que se prende ao tornozelo em dois pontos: a fivela da parte de cima e uma cordinha mais abaixo.


E a faca, pequena mas funcional:



Encaixada na bainha:


A pistola, com os três pentes, silenciador e mira laser:


E a arma já toda pronta:


Observem esse nível de detalhamento, que achei sensacional: para colocar o silenciador, basta encaixar. Mesmo assim, fizeram a ponta da pistola com algumas ranhuras, para dar a impressão que o silenciador se encaixa girando, como acontece na vida real:


O coldre da pistola:


Silenciador guardado:


Pistola e silenciador guardados, e naquela bolsinha mais acima, fica a mira laser, tudo com presilhas ou velcro, como se fosse real:


Aí na cintura, o local para guardar um dos pentes da pistola: o da pistola em cima, e os dois debaixo são da submetralhadora. Do outro lado do corpo, a mesma coisa.


A submetralhadora, com alça, silenciador e cinco pentes. Observem também o detalhe do prendedor da alça, que pode ser colocado em uma das inúmeras argolas na roupa do Snake Eyes



E aí, novamente, na lateral do corpo do Snake Eyes, os locais para guardar os pentes da metralhadora: dois de um lado, e dois do outro. É importante ressaltar que essa “cinta” é muito útil para deixar o Snake mais “robusto”, e também para deixar as outras alças mais firmes no corpo dele.



As granadas: o Snake vem com um total de seis granadas, duas de fumaça, duas atordoadoras e duas de fragmentação:


É interessante notar que as granadas de fragmentação podem ter seus pinos retirados (não se preocupem... não explodiram... hehehe...)


O que não faltam são bolsos para guardar as granadas. Há quem guarde as de fragmentação e as atordoadoras nos bolsos, mas eu gosto de deixar assim, expostas. Deixa a figura mais estilosa.


As de fumaça eu guardo nos bolsos mesmo, até porque elas são grandes:



A espada ninja-to: essa é a chamada “segunda espada” dos ninjas. É uma espada curta, e considerada uma espada de apoio, mais usada para se lutar em lugares fechados.

Espada e bainha:


E como ela se encaixa nas costas da bandoleira:




E agora, a minha preferida: a Falchion. Ela é meio que uma mistura do sabre com a cimitarra (com a diferença que tem a lâmina reta, ao contrário das outras duas). É uma belíssima espada, e é enorme. Obervem perto da empunhadura o símbolo do Clã Arashikage, em vermelho. 




Para dar uma ideia do tamanho dela, observem essa arma perto do Classic Predator, da Hot Toys, que é uma figura bem grande na escala de 1/6. O bichão ficou até intimidado... hehehe... Aliás, esses dois aí dariam um tremendo duelo...



Bom, e agora as mãos intercambiáveis. O Snake vem com um total de seis mãos: duas com os punhos fechados, duas para segurar espadas e a faca, uma mão esquerda reta (para combate desarmado), e uma mão direita para armas de fogo. Achei que poderia ter vindo mais uma mão (no caso a esquerda) para segurar armas de fogo. Nesse ponto, a figura do Storm Shadow leva vantagem, já que vem com uma quantidade enorme de mãos. E os dedos das mãos do Snake são mais duros que os das mãos do Storm, mais flexíveis.


O encaixe no braço. A propósito, o corpo da figura (“Prometheus”, é o nome desse tipo de corpo, segundo a Sideshow) é todo negro:


E o par de botas flexionadas, útil para posições mais variadas. Aí o ponto foi do Snake, pois o Storm Shadow não vem com pés extras (e deveria, já que ele é um ninja).


E agora, algumas poses do Snake Eyes. Eu vi na internet poses bem mais legais que as minhas, mas não tive tempo para fotografar assim. Além disso, se eu resolvesse colocar mais poses, imaginem quantas fotos teria esse review!





A mira laser ficou muito legal:





Bom, era inevitável que eu colocasse uma ou duas fotos do Snake Eyes com seu arquiinimigo Storm Shadow. Eu pretendia colocá-los em mais fotos, em combate. Mas como eu disse acima, o review ficaria com um tamanho descomunal. Para evitar isso, eu pretendo fazer fotos dos dois lutando, mas para colocar lá no tópico de “fotos afianas”.



Ufa! Bom, galera, é isso aí. Espero que tenham gostado da figura e do review. Desculpem o excesso de fotos, mas foi inevitável. Apesar do lançamento do novo Snake Eyes, esse não fica muito atrás, pois é uma figura muito bem feita e muito legal (do novo, só gostei do lobo Timber). Anda meio difícil de achar, mas se encontrarem, vale a pena. Eu mesmo comprei o meu do nosso colega aqui do Forum, o Luiz Paulo Martins.

O Snake é aquele tipo de figura que dá vontade da gente ficar brincando com ele... mudando as poses... E o que é legal é que as figuras da Sideshow parecem mais resistentes a essas mudanças de poses que os da Hot Toys (os quais eu mexo com mais cuidado).

Abraços, pessoal, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário