quinta-feira, 1 de agosto de 2013

REVIEW – Joker DX 2.0 – TDK – Hot Toys - Por LUIZ WAN

Mais um review feito pelo parceiro Luiz Wan, obrigado amigo!
 
Oi, pessoal! Aqui estou eu com mais um review (desta vez um MEGA review), de uma figura que é um ícone dos vilões dos quadrinhos (e também dos cinemas): o Joker, na escala 1/6, versão DX 2.0, da Hot Toys, como ele aparece no filme “The Dark Knight” (“O Cavaleiro das Trevas”). Espero que tenham paciência para ver o review todo, pois são 150 fotos! Mas garanto que valerá a pena, pois procurei observar todos os detalhes da figura, para que não fique nenhuma dúvida sobre ela.

Bom, como muitos devem saber, a Hot Toys já havia lançado uma versão anterior DX do Joker que, aliás, foi o primeiro DX. Ele vinha com a versão padrão do personagem, mais uma troca de roupa e cabeça extra, para montar o Joker vestido de policial (para a cena em que ele articula o atentado contra o Prefeito de Gotham).

Nessa nova figura há a versão tradicional do Joker, mais o diorama para reproduzir a famosa cena do interrogatório no filme.

Sobre o personagem... bom, o “Joker”, mais conhecido no Brasil como “Coringa”, é simplesmente o arquiinimigo do Batman, e o mais famoso vilão da DC Comics. Aliás, para muitos, é o maior dos vilões dos quadrinhos. Foi criado em 1940 por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, inspirado na foto abaixo, do ator Conrad Veidt, no filme “O Homem que Ri”, de 1928:



Embora seja conhecido aqui no Brasil popularmente como “Coringa”, vou tratar o personagem como “Joker”, o nome original, até porque acho que a maioria aqui no Fórum se refere a ele assim, principalmente quando se está falando da figura de ação. (E se o nome do Batman não foi traduzido, acho que também não é necessário traduzir o do vilão.)

O Joker é um criminoso psicótico, com a aparência semelhante a um palhaço, graças ao seu rosto pintado de branco, os cabelos esverdeados, a boca vermelha com um sorriso grotesco, e sua roupa colorida, que costuma ter camisa ou colete verde e paletó/sobretudo roxo, além de sapatos compridos. Embora não seja milionário e nem tenha superpoderes, isso não é problema para ele, que é extremamente inteligente. Em razão de sua psicopatia, não tem sentimentos como piedade ou remorso, e possui um humor doentio, o que o torna extremamente perigoso, principalmente por sua imprevisibilidade. Além disso, tem amplos conhecimentos em artes, engenharia e química, o que permite que ele desenvolva diversas substâncias letais, como seu tradicional veneno, que é uma substância que faz a vítima ter um acesso histérico de risadas, matando-a e enrijecendo os músculos faciais, formando no rosto um sorriso enlouquecido. Suas armas são sempre inspiradas em piadas ou em comédia, mas costumam ser mortais.
Sua completa falta de medo e sua capacidade de raciocínio o tornam um grande desafio para o Batman. Ele foi o responsável por grandes tragédias na vida do Cavaleiro das Trevas, como assassinar o Robin (Jason Todd) e deixar a Batgirl (Barbara Gordon) paraplégica, quase enlouquecendo o Comissário Gordon. Por diversas vezes o Joker teve a oportunidade de matar o Homem-Morcego (e vice-versa), mas abriu mão dessa possibilidade, por motivos desconhecidos (para muitos, porque a vida “perderia a graça” para o vilão). Seu passado é um imenso mistério, não se sabendo ao certo como adquiriu seu sorriso macabro e não se sabendo sequer seu verdadeiro nome. A versão mais aceita de sua origem é aquela contada na célebre história em quadrinhos “A Piada Mortal”.

No cinema, o personagem foi interpretado pelo ator Cesar Romero em um filme de 1966 – “Batman, the Movie” – , baseado na famosa série cômica dos anos 60. Em 1989 foi interpretado por Jack Nicholson, no filme “Batman”, do diretor Tim Burton. E em 2008, foi interpretado pelo ator Heath Ledger (que faleceu no mesmo ano do lançamento do filme, mas antes da estreia), no filme “The Dark Knight”. É no Joker de Ledger que a figura deste review é baseada.

Bom, chega de conversa, e vamos ao review!

A CAIXA

Bom, aí está a tradicional caixa marrom, bem grande, como convém a uma caixa de Hot Toys DX:



E a caixa da figura propriamente dita. Ela é toda roxa, no mesmo tom do tradicional sobretudo. Na frente tem uma imagem do “Curinga” do baralho, gargalhando, e no verso os avisos e informações da empresa Hot Toys. Na lateral, o nome da figura.









Abrindo a caixa (que tem tampa magnética), vemos uma imensidão de “gargalhadas” ao longo do interior dela, como se fosse marca d’água.



Do lado esquerdo, a famosa frase dita tantas vezes no filme, pelo personagem: “Why so serious?” (“Porque está tão sério?”).



E bem na frente, uma carta de baralho do Joker, em tamanho real.



Essa carta (com o alfinete de segurança) aparece no filme TDK, na cena em que um corpo pendurado de um dos “imitadores” do Batman é arremessado na direção da janela do gabinete do Prefeito de Gotham. Junto ao corpo, preso com alfinete, há a carta de baralho pedindo: “Will the real Batman please stand up?” (“O verdadeiro Batman pode se apresentar por favor?”).





Tirando o painel frontal, vemos a figura propriamente dita (com a cabeça escondida pela espuma), com a cabeça coberta, e ao lado a cabeça extra.





Retirando o papelão, se revelam também as mãos extras e os pegs extras. A versão exclusiva vem, ainda, com uma caixinha com um detonador e uma máscara de palhaço. Eu até gostaria de ter esses itens, mas dificilmente utilizaria na figura.



Na foto abaixo, os itens extras da versão exclusiva (que não vieram na minha figura).



E encontrei na internet uma foto mostrando aonde os itens extras vêm acondicionados na caixa: naquele espaço vazio ao lado da cabeça extra:



Por baixo da espuma onde fica a figura, temos os demais itens: as armas, os acessórios, a luminária, a cadeira, a mesa e a base com haste.



E por baixo ainda dessa camada, há, no fundo da caixa, os painéis para completar o diorama da sala do interrogatório.



Abaixo, o manual de instruções. Acho importante dar uma olhadinha, pois como a figura vem com muitos itens, ele pode esclarecer algumas dúvidas.









A FIGURA

Aí está, abaixo, a figura com seus acessórios. O Joker vem com um total de 14 mãos (sim, isso mesmo), sendo 8 com luvas e 6 sem elas. Também vem com uma metralhadora, escopeta (shot gun), pistola, dois canivetes e um estilete, um maço de cédulas de dólar, um baralho, um lápis, um par de algemas, duas lâminas para encaixe nas pontas dos sapatos, uma cabeça extra, os pegs extras e base luminosa com haste.



A base é muito legal, com o “piso” parecendo enferrujado. Possui dois leds para iluminar os cantos frontais, e na frente tem a placa metálica com o nome do personagem. Os leds podem ser direcionados para posições diferentes.







Além dos acessórios mencionados acima, a figura vem também com a mesa, a cadeira e a luminária da sala de interrogatório.



E, abaixo, os painéis das paredes da sala







Onde ficam essas marcas retangulares, nas paredes, é onde se deve colar as barrinhas brancas, que vêm junto com o manual.



Aí, abaixo, as “barrinhas”.



As partes brancas devem ser destacadas, e as barrinhas pretas devem ser coladas nas paredes:



Depois de coladas, elas ficam assim. Cada pedaço é um velcro, que se gruda com a parede ao lado, permitindo a montagem das paredes.



Aí as paredes, já grudadas, vistas de trás:



E de frente. A vantagem de ser velcro, é que se a pessoa já tiver montado as paredes e não quiser usá-las, dá para desmontá-las (afinal, elas ficam unidas apenas pelos velcros).



E agora, vamos à figura, de fato. Abaixo, fotos do Joker, de frente, de lado e de costas.

Primeiro eu coloquei a mesma foto, de frente, só que com e sem flash, para que vocês vejam como a iluminação pode dar uma noção diferente de uma figura. Mas ao longo do review, vou buscar ser o mais realista possível com as imagens e com as descrições.





E abaixo, a figura de outros ângulos. O Joker é muito bem proporcionado, e as roupas são de excelente qualidade. Como as roupas cobrem o corpo todo, e não existe articulação entre a cabeça e o pescoço, ele simplesmente não tem nenhuma articulação visível (apenas as dos pulsos, quando ele não está de sobretudo). Isso também permite um corpo mais esguio e articulado, o que facilita e muito a poseabilidade dele. Você pode colocar o Joker em praticamente qualquer posição, assim como acontece com o Jack Sparrow DX.







O rosto ficou sensacional. Não sei nem o que dizer. Escultura perfeita, pintura perfeita, feições perfeitas. As cicatrizes e rugas muito bem esculpidas, e até a maquiagem borrada é convincente. Aliás, essa maquiagem acho que foi uma evolução diante da primeira versão DX, pois o fato dela estar meio borrada dá mais realismo à figura e demonstra melhor a personalidade caótica do Joker. A feição ficou uma mistura de seriedade, riso e deboche que achei que só poderiam ser reproduzidos em um rosto humano, mas conseguiram fazer em um boneco. Uma verdadeira obra de arte. Heath Ledger ficaria orgulhoso.







O sistema de movimento dos olhos (PERS), como em todo Hot Toys DX, fica atrás da cabeça. O cabelo disfarça muito bem o encaixe, e o ideal é que se remova a “tampa” do cabelo pela nuca, de baixo para cima (já que o ímã fica na nuca).









O sistema de movimento dos olhos só melhora tudo, pois permite olhares bem insanos, como se esperaria do Joker.













Como dá para ver na foto abaixo, até os vasos sanguíneos dos olhos é possível ver:



A roupa é fora de série. Muito detalhada e bem feita. Há quem não tenha gostado do sobretudo e achado ele meio “felpudo”, mas eu achei que ficou muito bom com esse aspecto aveludado. Só que ele está bem limpinho, enquanto no filme aparece mais surrado. Mas para quem quiser “esculhambar” um pouco o sobretudo, acho que um bom customizador pode resolver esse problema sem dificuldades (ou a própria pessoa, esfregando o sobretudo no chão ou pisando nele... hehehe...).



As calças também são muito bem feitas, bem costuradas:



Abrindo o sobretudo, vemos o “discreto” forro laranja (bem a cara do Joker), o paletó, o colete e a correntinha saindo do bolso.



E uma foto mais de perto, mais detalhada. A figura vem sem o segundo botão do colete (sim, sou detalhista). Pensei que fosse um defeito da minha figura, mas vi na internet que todos eles são assim. Bom, vindo do Joker, seria demais esperar um colete todo certinho... hehehe...



A propósito, dá para abrir os botões do colete. Eles são de pressão.



A correntinha típica do Joker:



Os sapatos dele são feitos de um material imitando muito bem camurça. Muito bem feitos e costurados, e com cadarços de verdade. E, é claro, um pouco mais compridos do que seria o normal, como convém a um palhaço.





Meia toda colorida:





E os bolsos:

Um na parte interna do sobretudo, do lado esquerdo.



Dois nas laterais do paletó:





Ele possui outros bolsos (na parte externa do sobretudo e os bolsos das calças), mas eu não recomendo que se coloque objetos nesses bolsos, pois eles são profundos demais, e aí corre o risco da pessoa ter que caçar o objeto por dentro da roupa.

Bom, vamos aos...

OS ACESSÓRIOS

Aí abaixo vemos a maior arma que vem com o Joker: a metralhadora. É simples, mas muito bem feita.



O suporte para o ombro é móvel. Ele fica balançando. Poderia ter uma trava, ou algo parecido.



A janela lateral da arma (onde as balas saem do pente e entram na agulha em uma arma de verdade) tem o dispositivo interno móvel, com uma mola:





E o pente é removível:



A escopeta (shot gun) também é muito bem trabalhada (embora eu goste mais do modelo do T-800, que engatilha na própria empunhadura). O modelo do Joker engatilha no cano (é o tipo conhecido como “pump”). Dá para engatilhar mesmo, mas é uma pena que não tenha dispositivo de mola, como a metralhadora.







A pistola é bem interessante. Uma pistola semi-automática, mas com pente de submetralhadora. Por isso fica com boa parte do pente para o lado de fora da empunhadura.



O pente, como era de se esperar, é removível:



A parte de cima da arma é cromada, engatilha, e tem dispositivo de mola:



As cédulas de dólar. O Joker deve estar meio duro, pois apesar de serem muitas cédulas, são de 1 dólar... hehehe... Elas só são impressas de um lado, o outro é todo em branco. São incrivelmente bem feitas, até os números de série estão lá. Elas vêm com o rosto do George Washington pintado de escuro nos olhos e sorriso vermelho. Bom, como o Joker tem uns parafusos soltos, é de se esperar que ele goste de estragar dinheiro... hehehe... As cédulas vêm em um monte só, bem alto. Fui eu que dividi em dois.



Acho que dá para ver um pouco a pintura no rosto do Washington:



Abaixo, o baralho. Foi a única peça que ainda não tive coragem de abrir. Quando eu fizer isso, vejo se posto umas fotos das cartas.



E os canivetes e o estilete. Muito bem feitos também, e bem detalhados. Ótima escultura e pintura.



O “canivete-borboleta” é todo articulado de verdade. Trabalho primoroso da Hot Toys. Só tem um probleminha: Ele tem que ser aberto com cuidado, pois as hastes podem se desencaixar umas das outras. Mas basta a pessoa ser cuidadosa. A propósito, a título de curiosidade: essa arma foi muito famosa nos anos 50, mas depois passou a ser proibida em vários países, pelo fato dela poder ser ocultada e aberta com facilidade.





O outro canivete (que é o que o Joker mais usa no filme) também é muito legal. Também é retrátil de verdade.









O estilete é uma arma simples, sem nada em especial, mas também muito bem esculpida e pintada.



Essas são as duas lâminas para serem encaixadas na ponta dos sapatos do Joker. Elas são de metal de verdade.



A lâmina encaixada no sapato. Cada sapato possui um espaço para encaixar a lâmina, mas a do sapato esquerdo, o encaixe é mais apertado.



As algemas são idênticas às de outras figuras Hot Toys, como o T-1000. Elas abrem e fecham normalmente.



O lápis é particularmente especial. É incrível como puderam fazer um lápis tão pequeno. Para ficar melhor do que isso, só se ele escrevesse e a outra ponta fosse de borracha de verdade.





As diversas mãos extras. É mão para todo gosto: para segurar armas de fogo, para segurar canivetes, apontando o dedo, relaxadas, etc. As mãos sem luvas, evidentemente, servem para compor o personagem quando ele está sem sobretudo e sem paletó, após ser preso pela Polícia de Gotham.



O realismo da escultura e pintura das mãos é impressionante. Elas têm o aspecto machucado, com os nós dos dedos avermelhados e com as unhas sujas, idênticas às que o Joker tinha no filme.





A cabeça rindo (ou melhor, gargalhando). É um item legal demais. Ele deixa a gente com uma dúvida cruel: se deixamos a figura com a cabeça tradicional ou com essa. Eu prefiro deixar com a tradicional por causa do sistema de movimento dos olhos. Essa foi uma peça muito “perigosa” de se fazer, pois ao se fabricar uma figura de ação “rindo” corre-se o risco de parecer ridículo, se não for bem feita. A Hot Toys não cometeu esse erro, e fez uma peça excelente. Destaque para os detalhes dos dentes e das rugas de expressão, perfeitos.










O DIORAMA

Bom, e agora, voltemos ao diorama, mais detalhadamente. A mesa da sala de interrogatório é de plástico, mas imita muito bem o metal. É simples, mas bem feita.



Por baixo dela vemos os apoios de borracha e manchas nos pés da mesa, para dar o aspecto de usado e envelhecido.



O tampo da mesa é todo arranhado, reforçando o aspecto de objeto usado (E, convenhamos, uma mesa usada em interrogatório em uma delegacia dificilmente seria intacta, não é mesmo?)



E em uma das bordas, o orifício para faze o “truque do lápis”.





A cadeira também é de plástico imitando metal. E as partes pretas também são de plástico, imitando couro desgastado. Tudo muito bem feito, com ótima escultura e pintura. Quem olha só a cadeira em uma foto pode achar inclusive que ela é na escala normal (1/1).



Na parte de trás, podemos ver as marcas de arranhões e desgaste:



Embaixo, os pés emborrachados:



A luminária. É uma peça muito legal. Totalmente articulada. A única coisa que ela faltava fazer seria ligar de verdade (ainda assim, até fio com plugue, ela tem).



Como eu falei, bem articulada:



A lâmpada está lá, só não acende:



Tai o fio com o plugue:



E embaixo da mesa, o buraquinho para encaixar o plugue (só para ele não ficar solto).



A propósito, a luminária tem um ímã na base, para se firmar na mesa (onde tem uma parte metálica interna).





E o plugue encaixado na parte de baixo:



Bom, e aí está mesa, cadeira, luminária e paredes, formando o diorama.



Removi o plástico protetor das “janelas”. Elas me parecem ser feitas de folhas de acetato escuras. São ligeiramente espelhadas, exatamente como deve ser em uma sala de interrogatório.



Nosso caro Joker, fazendo o truque do lápis. Alguém se habilita como voluntário?





Bom, tirei o sobretudo e o paletó para a figura compor o diorama. A propósito, o manual recomenda que o sobretudo roxo e o paletó cinza sejam retirados JUNTOS da figura, como se fossem uma peça só. Provavelmente essa sugestão existe porque se forem removidos primeiro o sobretudo e só depois o paletó, deve dar um trabalho enorme para colocar de volta na figura. (Além de que em momento algum do filme o Joker aparece só de paletó: ou é de sobretudo roxo, ou então só com a camisa e o colete verde).

O acabamento da camisa e do colete também ficaram excelentes. Achei que, com esse visual, o Joker ficaria magrelo e cabeçudo demais, mas, felizmente, ficou muito bom.









“Palmas para o Comissário Gordon!”



E uma outra foto que eu tirei que gostei muito. Bem debochada, como se esperaria do Joker:



E, é claro, eu não poderia deixar de fazer essa famosa cena:





















E agora um comparativo de altura: Batman DX 2.0 e o Joker:



E as duas figuras mais divertidas da Hot Toys:



E agora, várias fotos do Joker em diversas poses. É o tipo de figura que dá para se divertir muito:



























CONCLUSÃO
Pessoal, é isso aí. Dizer que essa figura é sensacional é o mesmo que chover no molhado. Uma das melhores figuras da Hot Toys, sem dúvida alguma (acho que só perde para o Jack Sparrow DX, e por muito pouco). Eu nunca vi pessoalmente o Joker DX 1.0, mas acho que quem já tem, não precisa comprar o 2.0, a não ser que seja muito fã do personagem e queira colocá-lo exposto na cena do interrogatório por exemplo. Aliás, dá vontade de comprar dois, deixando um rindo no interrogatório, e outro normal na base iluminada.
O preço dela anda bem inflacionado, e acho que a tendência é até aumentar, visto que é uma figura que teve ótima demanda, sumindo rápido das lojas.
Eu acho que nem posso apontar algum defeito em particular. A impressão que eu tive foi que a Hot Toys pensou em tudo. O único aspecto discutível foi com relação ao sobretudo, que alguns colecionadores acharam que deveria ser mais liso, como o do Joker 1989, enquanto outros gostam do sobretudo aveludado (como eu). Enfim, é mais uma questão de gosto mesmo.

Bom, galera, agradeço a visita de todos ao review. Espero que tenham gostado (e que tenham tido paciência para vê-lo todo). Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário