sexta-feira, 1 de junho de 2012

Review: Saga de Gêmeos Cloth Myth EX Bandai + Stand Cloth Review


Prólogo:
Tá aí, estou neste ramo de coleções há bastante tempo pra saber que uma das séries de colecionáveis de maior sucesso, que dura já alguns anos, são os lindíssimos Cloth Myth. A série que dispensa apresentações baseada no anime e mangá dos Cavaleiros do Zodíaco ou nome original Saint Seya. Hoje em dia reassisto os desenhos e vejo uma dublagem ultra errônea, cheia de furos, que eu nem percebia direito na minha infância, mas mesmo assim ainda existe uma magia nostálgica acontecendo. O desenho foi incrivelmente cativante, e a legião de fãns no mundo foi e é uma coisa realmente gigante. Não importa quantos animes tenham o roteiro ou os traços de desenhos melhor, repetir o sucesso dessa série sem dúvida é uma façanha. O legal é que esta série está se renovando, novos mangás, e novos animes vem renovando e mantendo a legião de fãns, a série de actions dedicada aos personagens tem feito a mesma coisa, com o tempo os estilo das figuras, começou a ficar um tanto ultrapassado, e a bandai resolveu remodelar os mesmos. O Saga de gêmeos é o primeio da nova safra, acho que não poderia ter sido uma escolha melhor, pois é o meu preferido, e nem é o meu signo, é porque eu o acho muito foda mesmo, tanto sua história quanto pelos poderes. Então vamos lá.


Quem é Saga, o cavaleiro de Ouro de Gêmeos?
Saga de Gêmeos é um dos personagens principais na série Os Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada. É o grande antagonista da Saga do Santuário e um dos "vilões" do Episódio G. É o Cavaleiro de Ouro da Armadura de Gêmeos e é caracterizado por sua personalidade ter dois lados, um bom e um mau.

História
Saga era comparado a um deus por seu poder e bondade, e considerado invencível entre os Cavaleiros de Ouro. Possuía todas as virtudes e qualificações necessárias para ocupar o posto de Mestre do Santuário, como humanidade, habilidade de combate e força física.
Treze anos antes dos eventos descritos na Saga do Santuário, o mestre do santuário era Shion, o mestre de Mu. Shion foi um dos dois cavaleiros de ouro que sobreviveu à última guerra santa contra Hades, há 230 anos, e como recompensa foi elevado ao posto máximo do Santuário. O outro cavaleiro a sobreviver à guerra santa foi Dohko.
Devido à idade já muito avançada, Shion buscava um cavaleiro de ouro que pudesse substitui-lo. O mais cotado era justamente Saga de Gemeos, com Aiolos de Sagitário como segunda opção, também devido ao seu elevadíssimo poder. Mas, estranhamente, o eleito foi Aiolos, e não Saga.


Mangá
Na historia original, Saga se deixa consumir de vez por seu lado maligno e mata o Grande Mestre. Como Shion sempre ia a Star Hill para meditar e prever o futuro, Saga foi até lá para questionar o porquê de não ter sido escolhido. O Grande Mestre reconheceu-o como mais poderoso, mas devido ao seu lado obscuro (embora o Grande Mestre relutasse em acreditar em tal fato), tal dádiva (a de ser o Mestre do Santuário) jamais lhe poderia ser concedida. Todavia, após a explicação, o lado maligno de Saga desperta e Shion de Áries é morto instantaneamente com um único golpe. Então, disfarçado com as vestimentas do Grande Mestre, o Cavaleiro de Gêmeos idealiza seus planos nefastos de dominar o Santuário, assassinar a pequena Athena e tornar-se o absoluto soberano da Terra, pois, em suas próprias palavras: "Zeus comanda os Céus, Poseidon os Mares, Hades o Inferno! Como uma criança poderia defender a Terra? Por isso é meu dever ser o soberano da Terra". Isto é o conteúdo mostrado no mangá. Nessa ocasião, Saga tinha apenas 15 anos.


Anime
Diferentemente da versão mangá (original), a versão anime, realizada pela Toei Animation, é desnecessariamente mais complexa e confusa: treze anos antes do início da série, o irmão gêmeo de Saga, Kanon, tentava convencê-lo de que ambos deveriam dominar o Santuário da Grécia. Como resultado, Saga o prende no Cabo Sunion, de onde somente um deus poderia libertá-lo. Todavia, as palavras do irmão sem-caráter fizeram com que o lado maligno de Saga aflorasse. Completamente inconsciente de seus atos, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos matou o Cavaleiro de Prata Ares de Altar (Arles de Altar, no original japonês), irmão do Grande Mestre Shion, em quem este depositava sua total confiança. Aproveitando que Ares usava um elmo vermelho e uma máscara (assim como seu irmão, que usava um elmo dourado), o Cavaleiro de Gêmeos tomou sua identidade sem levantar qualquer suspeita. Tendo acesso a todos lugares do Santuário, Saga tentou matar o bebê que era a reencarnação de Athena. Porém seu plano foi frustrado por Aiolos de Sagitário, que salvou o bebê e ainda descobriu a verdade por detrás de suas intenções cruéis. Por conta disso, Saga espalhou pelo Santuário a mentira de que Aiolos era um traidor e havia tentado matar Athena. Conclusão: Aiolos foi fatalmente atacado por Shura de Capricórnio, morrendo imediatamente após confiar a tutela de Athena ao milionário japonês Mitsumasa Kido, que estava por ali a passeio fotografando as ruínas gregas. Treze anos depois, após descobrir que Athena estava viva e com a Armadura de Ouro de Sagitário, Saga, após mandar o Cavaleiro de Bronze Ikki de Fênix e os Cavaleiros Negros acabarem com os Cavaleiros de Bronze, que haviam se aliado a Athena, finalmente mata Shion, mentindo a todos que ele teve uma morte natural, devido à sua elevadíssima idade. O "Mestre Ares" vira o novo Mestre do Santuário por ser seu irmão e portanto, o próximo na linha de sucessão.
Assim, como no mangá, Saga no anime também era candidato a ser o novo Mestre do Santuário.


Poderes e Habilidades
Saga é capaz de criar ilusões reais que lhe permitem desferir golpes usando parte de seu cosmo na ilusão. Mesmo estando na Sala do Mestre, Saga criou uma poderosa ilusão na Casa de Gêmeos, confundindo os Cavaleiros de Bronze, que não conseguiam encontrar a saída. Consegue também repelir ataques com as mãos, como demonstrou inúmeras vezes. Também pode controlar a Armadura Sagrada de Gêmeos à distância, possivelmente por meio de telepatia. É capaz ainda de, tal como Shaka de Virgem, aniquilar os cinco sentidos básicos do adversário, como fez ao usar esta habilidade na luta contra Seiya. Na Saga de Hades, Shaka afirma que Saga, Camus e Shura são considerados os cavaleiros de ouro mais poderosos daquele tempo.


Técnicas e golpes

Explosão Galáctica (Galaxian Explosion): golpe utilizado tanto por Saga quanto por Kanon. A Explosão Galáctica é uma técnica totalmente ofensiva em que há uma concentração elevadíssima de cosmoenergia, para criar uma grande explosão idêntica à de uma supernova. Várias são as maneiras com que foram executadas, mas em todas elas o resultado é devastador. Esse golpe surpreendeu até mesmo Cronos, o Rei dos Titãs, no Episódio G. Até o momento, nenhum inimigo conseguiu fugir totalmente dessa técnica (o Khan é utilizado para defender os golpes da tríade apenas no Anime. No mangá, simples rajadas destroem o escudo. Vale lembrar que Shion e Mu fazem com suas muralhas de cristal uma proteção igual ao escudo de Shaka), que, como foi descrito diversas vezes no mangá, é a técnica com o maior poder destrutivo entre os Cavaleiros de Ouro. A Enciclopédia do Episódio G descreve com clareza que esta técnica é superior a dos demais cavaleiros de Ouro.

 Outra Dimensão (Another Dimension): conforme ambos os braços do Cavaleiro de Gêmeos erguem-se em direção ao adversário, todo o continuum espaço-temporal é desfeito. A realidade se desfaz enquanto um enorme portão dimensional é aberto. Como dito, a Outra dimensão é um portal para um continuum de espaço-tempo, sem entrada e nem saída, que não é afetado pelas regras universais.Como dito por Saga quem vai até lá não volta mais como uma nave espacial fora de orbita.

Satã Imperial (Gen Roo Maōu Ken): com este golpe, consistindo num raio de cosmoenergia dourada similar a um raio laser disparado de sua mão, Saga adquire total controle sobre a mente do inimigo, transformando-o num monstro sanguinário totalmente desprovido de intelecto. A vítima possuída só pode ser libertada deste golpe horrível cumprindo uma das três condições seguintes: morrendo (a mais fácil), matando um oponente em batalha, ou destruindo a própria pessoa que desferiu o golpe (a mais difícil). É uma técnica que só pode ser usada pelo Grande Mestre.

Aniquilação Sensorial (Kou Soku Ken): sendo um Cavaleiro de Ouro e dominando totalmente o Sétimo Sentido, Saga tem o poder de retirar cada um dos cinco sentidos básicos (visão, audição, olfato, paladar e tato) como fez com Seiya de Pégaso quando este alcançou a Sala do Grande Mestre. Saga pode retirar um a um, mais de um, ou até todos de uma vez, todos os cinco sentidos de sua vítima, conforme sua vontade. Somente outro Cavaleiro de Ouro, como Shaka de Virgem, foi visto também utilizando tal técnica contra Ikki de Fênix.

Ilusões de Gêmeos (em grego Illusions των Twins): Cria ilusões poderosas como Labirinto de Gêmeos '(Em grego Δίδυμοι Maze) ilusão para fazer os inimigos vagarem sem direção todo o tempo sem encontrar fim de um local. Shura e Camus sendo cavaleiros de ouro não foram capazes de quebrar esta ilusão mesmo sabendo que estavam sobre uma ilusão, a tecnica foi desfeita somente quando Saga de Gêmeos venceu Kanon de Gêmeos temporariamemte que estava na Sala do Grande Mestre.


Fonte de informações: O animes, mangás e a Word Wide Web


Embalagem: *****
A caixa é muito bonita, tem uma capa de plástico que envolve a caixa em si, quando é tirada caixa é caracterizada como aquela mochila das armaduras, diferente das caixas antigas que tinha um desdobramento pelo meio. O boneco e seus acessórios ficam em cartelas plásticas no interior eu particularmente não acho muito bonito por dentro, me fazendo até ficar meio com saudades do modo antigo, mas enfim. Manual e e varias instruções em japonês e inglês estão dentro da caixa. E são muitas peças, as cartelas são muito bem organizadas para todas as peças, isso não se pode negar, quando separadas tudo fica bem visível, e a partir daí é só ler o manual para não dar cena.



Escultura *****
No geral é muito boa, o cabelo e a cara são idênticos ao anime, e realmente superiores a versão antiga dos cloth myth. O que incomoda muita gente é a cintura fina, e realmente ela é bem fina, ouvi dizer nos fóruns da vida que a Bandai alegou que isso foi feito para a melhor poseabilidade do boneco, eu realmente acho que isso era desnecessário, e eu também sou da turma que acha a cintura bem fina, mas sinceramente antes de decidir a comprar eu já tinha falado pra mim mesmo que não era desculpa para não comprar o boneco, eu tinha gostado dele de verdade apesar disso. Claro que, o boneco sem armadura é ridículo, o corpo magro é para melhor acomodar a armadura, pois ela tem partes muito grossas e pesadas de metal, e ainda tem a preocupação de parecer com o desenho, que já tem uma tendência a corpos bem magros. Só não dou nota máxima devido a cintura...


Pintura *****
Falar o que? É perfeita, a maior parte da armadura sendo de metal ajuda bastante, são diferentes tons de dourado, dando uma riqueza de brilhos aos olhos que quem vê.


Acessórios *****
Bom é até sacanagem, comparar um cloth myth com qualquer outro action que existe, no quesito acessórios, só a armadura desmontável, arrebenta, mesmo assim a bandai enriquece muito com vários pares de mãos, e de rostos, para retratar o personagem em todas as aparições, até o cabelo cinza de quando ele é possuído no anime pode ser trocado. A única coisa que o faz perder para a versão antiga é que a 1° versão cloth do Saga além de rosto e cabelos e mãos, ele vinha com as roupas e elmo do mestre do santuário, mais o trono, isso faz com que o antigo ainda seja uma bela aquisição, para e comprar ou manter. A armadura ainda conta com a armação para montar o símbolo de Gêmeos, que é bem linda montada, mas é difícil de se manter assim, pois a preferência total é pelo saga com sua armadura. Outra coisa que vem acompanhado é uma bola que simula um poder sendo usado como nos animes, ela não tem astes ou suportes, por isso que quiser montar o diorama como eu fiz nas fotos, deve comprar o Stand separado. Isso é um baita ponto negativo, pois nas imagens de divulgação o Saga é muito mostrado com este stand, é uma baita jogada para fazer os fãns ficarem desesperados para comprar, e o preço não é dos melhores, as mais baratas custam em torno de 35 dolares.


Com o Saga EX vem apenas a bola de poder em astes, quem quiser ou faz um custon ou compra o stand, isso foi meio que sacanagem, pelo menos um tinha que ter...

Mecanismo de articulação do pescoço e encaixe dos cabelos e rostos

A bola de Poder

O símbolo de gemeos

Stand
O stand é bem legal, eu achava que era algo que vinha junto, mas a surpresa é que não vem, são várias as astes e efeitos especiais, ela tem três divisões que podem se juntar ou separar, é muito legal, e creio que ela atende a uns três cavaleiros. Mas como mencionei antes é meio cara, mas acaba que enriquece o olhar sobre as figuras, e é difícil não querer comprar.


Dá pra fazer a festa com este Stand

Articulação *****
Com certeza a maior vantagem dessa série EX é a articulação proposta. A poseabilidade é fenomenal, os braços podem ser erguidos facilmente e posicionados em excelentes poses de ataque, tudo isso se deve ao novo desing, e inclusive a mecanismos, isso mesmo, mecanismos que tornam a armadura também articulada, de forma que não prenda os movimentos do boneco. As versões antigas perdem feio neste quesito, pois eram mais travadas. O mecanismo do ombro existe no saiote da armadura também, com a mesma função. Outra grande novidade nesta versão é a articulação funcional no tórax, fiquei impressionado com a engenharia ali colocada.


Mecanismos de articulação da armadura

A capa também é articulada, de material de plástico meio acrílico duro, não é de borracha como muitos pensaram. A capa é uma junção de três peças, e podem fazer o movimento de ficar mais aberta ou fechada, e ir um pouco para trás, acho que foi uma idéia incrível, mas como estou acostumado a capas de borracha nas figuras em geral, ainda acho meio estranho, mas a idéia não é nova, já vi isso em outro actions, o Batman revoltech mesmo é assim.


Conclusões finais

Pois é, acaba que a figura é linda, fica e inúmeras poses, e todos que me visitaram aqui ficaram impressionados, e acaba que ninguém mencionou a tal cintura fina. Para quem gosta de cavaleiros é um presente aos fãns, e pra quem ainda não começou a colecionar os cloth, é uma ótima oportunidade, de comprar desde o lançamento, e não pegar por preços exorbitantes como alguns ficaram. O próximo será o de leão, vamos ver se quem fará o review dele será eu ou mais alguém empolgado com a série... Eu já tive alguns cavaleiros de ouro inclusive o antigo Saga, e acredito que esta sim será minha coleção definitiva.

Mais fotos



Bônus fotos: Saga vs Deuses Egípcios









2 comentários:

  1. LOL mano em pensar q cando eu era criança tinha 49 cavaleiros ou seja, na epoca era a colesao completa!!!
    Destrui tudo brincando, bom eu era uma criança né!!! Mais valeu a pena a deversão, hoje eu posso falar eu brinquei com os cavaleiros, se eu num me engano era R$50,00 kada um, kara para epoca!!! +-17 anos atraz

    ResponderExcluir
  2. Assim eh claro q fizerao muitas modificação, mais para os brincados da epoca os antigos era massa!!!

    ResponderExcluir