domingo, 10 de junho de 2012

[Review] Gray Fox - Square Enix/Play Arts Kai

Este Review é uma colaboração do reviewer oficial de MetalGear do Brasil, o meu amigo Fellipe. Aguardem mais reviews Metal Gear deste cara!!

Acredito que não seja necessário uma apresentação da franquia Metal Gear, mas se mesmo assim, você que está lendo este review nunca jogou e não conhece a franquia, mais que uma apresentação ou conceito da franquia eu dou uma dica: VÁ JOGAR AGORA! E se possível comece pelo Metal Gear Solid 3 pra Playstation 2.


A personagem (contém spoilers da série): Encontrado pela primeira vez em Moçambique, em 1966, por Big Boss, Frank era ainda uma criança, que utilizava a sua aparência frágil para surpreender as suas vítimas. Temido pelos inimigos, o seu sotaque e a sua parcial fluência em alemão renderam-lhe o apelido de “Frank - The Hunter”, ou em alemão: “Frank Jaeger”. Mais tarde, foi deixado por Big Boss num centro de reabilitação nos EUA, tendo sido posteriormente levado pela CIA, de forma a submeterem-no a experiências no projeto chamado na época de “Soldado Perfeito”. Frank cresceu sob as asas da Agência, teve todos os seus sentimentos e emoções apagadas, tornou-se o único sobrevivente do projeto, que foi considerado um fracasso. Frank tornou-se o que chamaram de “Null”, o sem número. Após cada missão completa, ele era levado para uma câmara especial onde todos os seus sentidos eram recondicionados e a sua memória destruída. Após encontrar Big Boss novamente, desta vez na Colômbia, Null foi derrotado pela primeira vez e as suas memórias entraram em colapso, num conflito para tentar encontrar a sua própria identidade e sentido. Após a conclusão da missão de Big Boss na América do Sul, Null foi levado de volta aos EUA e acabou por ser recrutado e treinado sob a tutela de Big Boss, agora na sua mais nova unidade: a FOXHOUND. Jaeger participou ao lado de Big Boss em diversos conflitos em África na década de 80 e durante este novo e tumultuado período de sua vida, encontrou uma pequena garota na Rodésia: Naomi. Sentindo-se culpado por ter matado os pais da pequena menina, ele levou-a consigo e criou-a como se fosse sua própria irmã, nutrindo um laço de amor e companheirismo que não seria quebrado nem após a morte.


Frank distinguia-se no campo de batalha como um soldado extremamente competente, tornando-se um dos principais membros da FOXHOUND. As suas habilidades foram logo reflectidas no seu prestigioso code-name: Gray Fox. O único soldado a ter a honra de utilizar o codename Fox. Já em 1995, Gray Fox foi enviado para a fortaleza na África do Sul chamada Outer Heaven, como parte da Operação Intrude N312, de maneira a conseguir informações sobre um suposto novo protótipo de arma nuclear. As habilidades de Fox não foram suficientes para completar sua missão e ele acabou por ser capturado pelos inimigos. Fox conseguiu escapar do local apenas com a ajuda do novato da FOXHOUND, Solid Snake. Durante o processo, Solid Snake acabaria por confrontar Big Boss, que se revelou o verdadeiro líder por trás da Outer Heaven. Derrotado por Snake, Big Boss sobreviveria e foi ajudado por Gray Fox, que decidiu juntar-se a ele, ambos ficando desaparecidos por alguns anos, apenas para reaparecerem em 1999.


Zanzibar era uma nação em guerra pela independência estabelecida por Big Boss na Ásia Central, guardada por uma elite de mercenários e liderados por ninguém menos que o próprio Gray Fox. Em 1999, a forte nação armada sequestrou o Dr. Kio Marv, um cientista brilhante que prometia resolver a crise energética mundial na época. Solid Snake, agora um mercenário solitário, foi chamado pelo novo comandante da FOXHOUND, Coronel Roy Campbell, para resgatar o Dr. e os planos do novo invento. Gray Fox ainda ajudaria Snake durante a missão fornecendo-lhe dicas de forma anónima, pois apesar de serem inimigos graças a lado opostos de comando, Fox e Snake ainda se consideravam amigos dos tempos em que Snake entrou na FOXHOUND e Fox o ajudou, na época em que era o mais conceituado membro da Unidade. Esse conflito de emoções tornar-se-ia evidente no confronto final entre ambos. Desarmados e apenas com os punhos, lutaram até a morte num campo minado, tendo Snake saído vitorioso e Fox sido dado como morto. Com a queda de Zanzibar, o corpo de Fox foi recuperado pelo Dr. Clark, da FOXHOUND, num estado vegetativo, tendo sido utilizado nas suas mais recentes descobertas e experiências com terapia genética. Agora, o homem antes conhecido como Gray Fox, havia sofrido mudanças drásticas,transformado-se numa espécie de ser vivo cibernético modificado e aprimorado, a quem chamaram de Cyborg Ninja.


Fox ganhou um novo exoesqueleto para aprimorar sua mobilidade, força e velocidade muito além da capacidade de qualquer outro ser humano, assim como uma espécie de camuflagem óptica que lhe renderia a capacidade de ficar praticamente invisível. Aliado a uma uma poderosa espada, ele poderia desviar o trajeto de balas e passar por praticamente qualquer linha de inimigos sozinho. Mas, enquanto este leque de aprimoramentos o tornou muito mais forte, a experiência custou-lhe grande parte de sua saúde física e mental, gracas às drogas utilizadas nele sem qualquer preocupação com reações e efeitos colaterais. Por volta de 2003, Fox escaparia do laboratório onde era mantido preso, matando o Dr. Clark e tendo a ajuda de Naomi Hunter, a mesma garota que ele resgatou na Rodesia. Em busca de vingança, Fox seria visto apenas anos depois, no incidente de Shadow Moses em 2005. Agora à procura de Solid Snake, Fox infiltrou-se nas instalações no Alasca e traçou o seu caminho com muitas mortes e sangue à procura de seu velho parceiro.


Durante a missão de Snake, Fox ainda o ajudaria como fez no passado, dando-lhe dicas sobre armadilhas e ferindo parcialmente Revolver Ocelot, um dos líderes da Fox na revolta de Shadow Moses. Ambos encontrar-se-iam novamente no laboratório de Otacon, quando Snake finalmente se deu conta da verdadeira identidade do Cyborg Ninja. Confuso, Snake lutou novamente com Fox, que fugiu do local enlouquecido. Apesar de seus esforços, Snake não conseguiu impedir Liquid Snake de utilizar o Metal Gear. Mas agora revelando os seus reais motivos, Gray Fox surgiu para ajudar
Snake e lhe confessar que todo este tempo apenas procurava a morte que um verdadeiro soldado merece. Após anos e anos tendo sido submetido às mais horrendas experiências, Fox tinha ficado num estado mental totalmente desregulado depois da queda de Zanzibar e tudo o que queria era descansar em paz. Utilizando a sua força sobre-humana, num último esforço, Fox conseguiu danificar o Metal Gear controlado por Liquid e ajudou Snake pela última vez, antes de ser esmagado pelos pés do tanque descomunal.
Nas suas palavras finais, Fox diz a Snake que eles não são ferramentas do governo ou de qualquer outro sistema ou pessoa. Tudo o que ele sabia durante toda sua vida era lutar, mas ao menos ele lutava por uma causa na qual acreditava. Pedindo que conte a verdade a Naomi sobre a morte dos seus pais pelas suas próprias mãos, o único homem a utilizar o codename Fox pôde descansar em paz.






Ficha técnica:
Fabricante: Square Enix
Série: Play Arts Kai
Data de lançamento: fevereiro de 2012
Escala:10” ou 25 cm
Preço: Entre 4390 e 5220 ienes (em lojas especializadas) o que dá em torno de R$ 98,00 e R$ 118,00, sem frete.


A figura:


Caixa


A caixa é bem bonita e segue o padrão das outras figuras da linha, com uma janela na frete a logo marca do jogo e fotos da figura atrás. Uma coisa que achei bem legal foi o adesivo comemorativo de 25 anos da série com o Snake dentro da famigerada caixa de papelão.
A figura também acompanha um pequeno manual ensinando como retirar as mãos e braços.


Escultura.


O que falar da escultura? Simplesmente primorosa. Conseguiram representar com fidelidade o Gray Fox e cada detalhe em sua armadura, ou exoesqueleto.


360º




Um detalhe que achei bem legal em termos de escultura foi a proteção do ombro, que é de um material emborrachado que dá grande mobilidade ao braço sem perder a beleza. 




A escultura facial (facial??? cabeçal serial melhor, já que ele não tem face ahhahahahah) é magnífica também. A Square Enix pensou nos mínimos detalhes.


Pintura.


Aqui também só elogios. Pitura ótima. Tem uma manchinha ou outra como é normal, mas nada que apague o brilho da figura. Aliás, na minha figura só vi uma manchinha de azul na parte da canela. 
Acredito que a Square Enix inovou ao colocar um brilho metálico na figura, o que, como podemos ver nas imagens da personagem no início do post, não existe no jogo. Mas em se tratando de um robô, ou um humano vestindo um exoesqueleto acredito que tenha sido acertada o brilho metálico da figura. E este brilho ficou muito real. Ótimo. A pintura da cabeça também recebeu este cuidado. Não se trata de uma branco chapado, é mais um branco perolado com brilho.
Outra coisa que me chamou a atenção e que mostra o cuidado da Square Enix com essa figura são as inscrições por todo o corpo da figura dando instruções fictícias de como remover a armadura e coisas do tipo. As inscrições também são encontradas na arma.




Articulações.


A caixa diz que a figura tem mais de 26 pontos de articulação e vou acreditar, até porque não quero contar.
A figura é muito bem articulada e o melhor de tudo com articulações super discretas como vem sendo o costume nesta linha Metal Gear da Square Enix-Play Arts.
Uma coisa que achei ótimo na figura são os encaixes das mãos e braços (já que os dois braços saem para encaixe da arma). Os encaixes são fáceis de sair mas também são difíceis de sair. Eu explico melhor. Os encaixes são super fáceis de sair quando você quer que eles saiam, para trocar mãos e braços. Saem sem dificuldade alguma. Basta um simples puxãozinho. Mas isso não quer dizer que eles saiam com facilidade quando você está poseando a figura, o que é ótimo.


A articulação do ombro também é ótima. Tem um sistema que ela sai de dentro do tronco aumentando bastante a movimentação do braço.


Tem também uma articulação na altura do bicpes que ajuda bastante da poseabilidade.


A figura possui articulações duplas nos joelhos e nos cotovelos.


Acessórios e extras.


A figura vem com um par de mãos abertas, uma mão direita para espada, a espada e a arma que se encaixa no braço.
Apesar de não serem muito acessórios, acredito que seja o suficiente, já que no jogo a personagem não usa mais coisas que isto.
O que faltou, na minha opinião, foi uma cabeça extra com a máscara aberta, como tinha sido mostrado nas imagens do protótipo.


Escala


Como foi dito na ficha técnica da figura a escala é 10” ou 25 cm e, segundo relatos (já que ainda não recebi meu Solid) é do mesmo tamanho dele.
A figura também é do mesmo tamanho do Big Boss Jungle Fatigue (não tenho fotos dos dois juntos, mas eu mesmo fiz a comparação), mas é maior que o Big Boss Sneaking Suit. Ou seja, parece que a cagada foi feita somente no Big Boss Sneaking Suit que ficou menor que os outros. Espero que continuem acertando.


Bom pessoal, acho que é isso que tinha pra dizer sobre a figura.
Fiquem com algumas fotos.


Outras fotos no tópico da minha coleção: 

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