sábado, 18 de maio de 2013

REVIEW – Thor – Avengers – Hot Toys- by Luiz Wan

Por Luiz Wan

Oi, galera! Bom, aqui estou eu com mais um review, dessa vez de uma figura do filme dos Vingadores: o Thor , na escala 1/6, da Hot Toys!

É curioso que esse review não foi tão trabalhoso de fazer como os demais da Hot Toys, talvez porque a figura não tenha trocentos acessórios. Tanto que ele tem um total de 58 fotos, ao contrário de outros que chegam a quase 100 fotos. Mas procurei abordar todos os pontos importantes da figura. E fiquei muito satisfeito em fazê-lo, pois é uma figura pela qual que eu estava muito interessado mesmo.


Sobre o personagem... bom, ele é bem conhecido, mas não custa nada mencionar algumas informações: Thor é um personagem da Marvel Comics, baseado no deus Thor, da mitologia nórdica. Foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, com colaboração de Joe Sinnot, em 1962. No início, ele era apenas um humano com os poderes de Thor; posteriormente passou a ser retratado como o próprio deus nórdico. Thor já enfrentou divindades de outras mitologias, como o grego Hércules e o Egípcio Set.
Thor é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord, a deusa da Terra. Além de Asgard, há outros reinos, como Midgard (a Terra) e Jotunheim (terra dos gigantes). Esses e outros mundos são ligados pela Ponte Bifrost, a ponte arco-íris, que é guardada por Heimdall. Thor possui um irmão adotivo, Loki, o deus das trapaças e mentiras. Devido à inveja que sente de Thor, o filho mais querido de Odin, Loki se tornou seu arquiinimigo.

Em sua juventude, Thor era arrogante e impulsivo, e em uma de suas aventuras, enquanto perseguia um pássaro de pedra que causava muita destruição, acabou por invadir Jotunheim, terra dos gigantes de gelo, violando o tratado estabelecido por Odin. Para puni-lo, Odin o enviou para a Terra, sem poderes e sem memória, para aprender a humildade.
Assim nasceu Donald Blake, um humano comum, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem realmente era. Blake se tornou um talentoso e bondoso médico, manco de uma perna, secretamente apaixonado pela enfermeira Jane Foster, com quem trabalha. Jane gosta muito de Donald, mas como apenas como amigo. Em uma viagem à Noruega, Blake viu uma nave que trazia alienígenas a bordo. Ao fugir deles, entrou em uma caverna e encontrou um cajado. Ao bater acidentalmente o objeto no chão, o cajado se tornava um martelo (Mjolnir, o martelo mágico) e ele se tornava o poderoso Thor. Blake descobriu que o martelo possuía poderes incríveis, como o fato de poder ser arremessado e sempre retornar à sua mão, poder fazê-lo voar ao girar o martelo em direção ao ar, e só poder ser erguido por Thor ou por quem tivesse uma alma nobre como a dele. Aos poucos, sua memória foi retornando, e Blake acabou descobrindo sua origem divina ao encontrar Odin.
A compaixão de Thor com os mortais e sua vivência na Terra acabou por torná-lo um protetor de Midgard, local que adotou como lar, o que muito contrariou Odin.
No filme lançado em 2011, em que Thor é interpretado pelo ator Chris Hemsworth, sua origem é um pouco diferente, pois Thor não perdeu a memória, mas apenas os poderes, ao ser mandado para Midgard. Assim, no filme, ele não possui identidade secreta, portanto ele nunca foi Donald Blake.
Entre seus poderes e habilidades, podemos destacar que Thor possui força, resistência e velocidade sobre-humanas, igualadas por poucos heróis da Marvel. Sua origem asgardiana lhe confere também imunidade a doenças e venenos e uma enorme longevidade. Além disso, Thor pode controlar tempestades, raios e trovões com seu martelo, o que, aliado à sua longa experiência em combate, o torna um adversário incrivelmente poderoso.

Bom, quem quiser saber mais do nosso caro asgardiano, pode procurar mais informações na internet, já que há muita coisa sobre o personagem. Então, vamos à figura!

Antes, só a título de informação, sei que muitos devem saber, mas não custa mencionar: essa figura do Thor é a versão do filme dos Vingadores. A Hot Toys já lançou uma versão anterior, do filme-solo do personagem.

Bom, vamos lá!

A CAIXA

Caixa muito bonita, com uma tom cinza-prateado e a imagem do personagem, além do símbolo dos Vingadores, como se fosse uma marca d’água. O verso, escuro, sem nenhuma imagem. 




A imagem do personagem segue pelas laterais da caixa, e em cada lado há um pequeno adesivo metalizado, com o símbolo do Thor: o martelo Mjolnir.



Na base e na parte de cima da caixa, o nome do personagem, em letras garrafais, no mesmo estilo das caixas dos outros personagens dos Vingadores lançados pela Hot Toys:



A parte prateada da caixa é apenas uma “cinta” que, quando retirada, revela a figura, na caixa vermelha:


Abrindo a caixa, vemos a figura com mais detalhes:


E sem o blister frontal:


A capa veio de uma maneira bem peculiar: ela já vem fixada no Thor. Por isso, na parte de trás de onde a figura vem acondicionada, há um “buraco”, por onde passa a capa.


E, abaixo, sem os “plásticos” que cobrem o rosto, o corpo e as mãos:


A FIGURA

Bom, a figura fora da caixa: como eu disse acima, o Thor não vem com muitos acessórios, mas são o suficiente. Ele vem com a base tradicional da Hot Toys (com o logo dos Vingadores), o martelo Mjolnir, o Tesseract, um total de nove mãos (sendo duas com os punhos fechados, duas com as mãos relaxadas, duas com as mãos bem abertas, duas para segurar o martelo Mjolnir, e uma para segurar o Tesseract), e os pegs extras.


E os folhetos de instruções. Eles ensinam o óbvio (movimentar com cuidado os braços e a cabeça, não espetar a figura, etc...), mas é bom a Hot Toys mencionar mesmo, já que sempre existe gente sem noção que tenta torturar os bonecos.



Agora, fotos da figura de frente, de lado e de costas. O Thor é bem grandão, o que é um alívio, já que, considerando que é o Thor, o cara tem que ser bruto mesmo. É bem alto, o tórax largo, os braços musculosos e as pernas longas, mas tudo bem proporcionado. É uma figura que impõe respeito e chama a atenção. 




Vendo a figura com calma, dá para entender porque no filme dos Vingadores, o Tony Stark faz aquela piadinha chamando a capa do Thor de “cortina”. Pois é, parece uma cortina mesmo. Mas é muito bonita. É feita de um tecido duplo, bem larga, drapeada, e torna a figura bem imponente. Felizmente ela só vai até os tornozelos, não chegando a encostar no chão. Ficou excelente.


A capa é bem fixada na figura, quase no meio das costas:


O rosto do Thor, mais de perto. Sabem aquele papo de “parecido com o Leonardo DiCaprio”? Pois é. É tudo conversa fiada. É impressionante como ele é diferente pessoalmente. Dá a impressão que a Hot Toys queria que realmente parecesse o DiCaprio, nas fotos promocionais (vai entender...). Mas ao vivo, é bem diferente mesmo. Ele ficou muito parecido com o Chris Hemsworth, mas não é a figura mais idêntica com o ator que a Hot Toys já produziu, como aconteceu com o Jack Sparrow, por exemplo.

Bom, como vocês podem ver nas fotos abaixo, a escultura é excelente, com os olhos bem expressivos (ao contrário da cara de pastel da versão anterior), barba bem esculpida... e os cabelos ficaram bem legais, no estilo da figura da Abigail Whistler, mas mais bem esculpidos, mais detalhados, o que é de se esperar, já que é uma figura mais recente.




Uma colega minha de trabalho viu algumas fotos da figura e achou parecida com o ator Igor Rickli, o vilão da novela das 6 da Globo... Pior que parece um pouco... hehehe...


Bom, voltando à figura... gostei muito da armadura. Não sei como eram os detalhes da versão anterior do Thor. Mas essa ficou legal demais. Armadura imponente, bem detalhada... em volta dos “escudinhos” da armadura, há minúsculas runas nórdicas (a escrita pictográfica dos vikings), o que demonstra o cuidado e esmero que a HT teve com a figura.


A armadura de escamas dos braços também ficou excelente. E dessa vez, ninguém pode reclamar da musculatura do cara, pois os músculos são bem definidos


A armadura nos braços não permite que eles se articulem muito, como vocês podem ver abaixo. E infelizmente não dá para erguer muito o braço, de modo que é impossível colocar a figura apontando o martelo para cima, posição que o Thor faz com frequência nos quadrinhos. Bom, é o preço que se paga por uma escultura e vestimenta impecáveis. Para mim é um “defeito” que não incomoda tanto.


Podem ver que o cara é “sarado”... hehehe...


A braçadeira ficou muito legal e bem esculpida.


As calças são de um material imitando couro, com algumas partes em tecido. Ficou muito bonita, e permite boa flexibilidade (mais que os braços).


As perneiras são muito bem esculpidas e pintadas também. Sim, perneiras, pois a figura não usa botas e sim sapatos. Mas foi uma excelente sacada da Hot Toys, por permite que ele mexa os tornozelos de forma bem ampla (o que não acontece com o Capitão América dos Avengers, por exemplo, que tem os tornozelos rígidos, já que usa botas), e não compromete a figura de forma alguma. A propósito, os tornozelos são bem firmes, apesar da figura ser pesada (vi gente reclamando que os tornozelos da primeira versão do Thor eram meio “moles”).


Ergui uma das perneiras para mostrar o encaixe do sapato no tornozelo:


Bom, e agora, as mãos extras. Tem mãos para todos os gostos: punhos fechados, mãos bem abertas, mãos relaxadas, e uma que eu acho que é para segurar o Tesseract.


Falando nele, aí está o Tesseract. É uma peça sem nenhuma mobilidade (no próprio folheto de instruções diz que ele não pode ser aberto), mas muito bem esculpida e detalhada. Foi legal ter vindo na figura. Pelo menos me pareceu mais interessante do que aquela arma dos Chitauri que vem com o Capitão América, que não serve para nada, e não tem nenhum significado especial.





É curioso que a mão extra que vem para segurar o Tesseract não permite que se passe todos os quatro dedos pela alça. Por isso eu passei só dois dedos, como vocês podem ver abaixo. Mas, por incrível que pareça, fica bem firme.



E o item fundamental do nosso amigo asgardiano: o martelo Mjolnir. Dizer que ele é lindo, é chover no molhado. Me arrisco a dizer que é um dos acessórios mais bem esculpidos que a Hot Toys já lançou. É maravilhosamente bem esculpido, de metal de verdade, com desenhos intrincados de inspiração viking, e a empunhadura e a alça imitando couro. O único “defeito”, se é que se pode dizer isso, é que, pelo fato dele ser feito de metal, é uma peça pesada. Ainda bem que os braços do Thor são bem firmes, pois se fosse colocar uma figura mais “fraquinha” para segurar o Mjolnir, ficaria sempre com os braços para baixo, por causa do peso.





Como vocês podem ver, o Thor segura o Mjolnir numa boa:


“Levanta agora, Homem de Lata, que eu quero ver!”


E agora, fotos da figura para vocês se divertirem:




Coloquei o Thor “levitando” na base voadora do Iron Man Mark IV. Até que ficou legal, mas acho que não é uma boa ideia deixá-lo assim, já que, como eu disse várias vezes, ele é pesado, e vai acabar envergando o tubo transparente.


Outras fotos. É o tipo de figura que, como é imponente, dá gosto tirar fotos:




E agora, fotos comparativas com outras figuras Hot Toys.

Com o Iron Man Mark IV e o Capitão América Avengers:


Com a Black Widow do filme Iron Man 2:


Com outro brutamontes: T-800 DX:


E a minha equipe dos Vingadores (ainda tô pensando em comprar o Hulk, mas o bicho é muito grande para a minha prateleira):


Bom, pessoal, é isso aí. Espero que tenham gostado do review. Recomendo muito essa figura. Eu sou até meio suspeito para falar, pois gosto muito do personagem. Mas independentemente disso é uma figura excelente, muito bem feita, e que vale muito a pena.


Abraços e até a próxima!


Um comentário: