sábado, 18 de maio de 2013

REVIEW – T-800 DX10 – Terminator 2 – Hot Toys- by Luiz Wan

Por Luiz Wan

Oi, pessoal! Bom, desde o ano passado eu não postava um review aqui, então aqui vai o meu primeiro deste ano! Eu tenho vários reviews engatilhados, mas resolvi começar com uma figura de respeito. E põe respeito nisso, principalmente quando ele está com a “minigun” dele, protegendo o garoto John Connor. Sim, é ele mesmo, o “Governator”, o “Arnold”, o “Schwarza”: T-800, do filme o Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, em sua versão DX (o de número 10).
Há dois dias, o Diegohdm postou o videoreview dele, desta figura. Como eu já estava fazendo o meu review de fotos há alguns dias, resolvi postar mesmo assim, até porque o Diego e eu temos abordagens diferentes nos nossos reviews (além de que um é em vídeo e o outro em fotos).

Esse review deu um pouco de trabalho, pelo número de fotos – tirei 130 fotos, das quais selecionei 94 para o review. Mas, como eu já disse antes, é um enorme prazer para mim fazer reviews, e os comentários de vocês são muito importantes, sejam elogiando ou criticando, o importante é comentar. Sei que o review é longo, mas vai valer a pena uma olhada.


Sobre o personagem... como muitos (arrisco dizer TODOS) devem saber, é simplesmente um dos maiores ícones do cinema. O T-800 é um personagem da série de filmes “Exterminador do Futuro”. No enredo do primeiro filme, o mundo se torna tão automatizado, que no início do século XXI, um supercomputador chamado Skynet passa a considerar a humanidade uma ameaça, e acaba provocando uma guerra nuclear entre os EUA e a Rússia. Os sobreviventes são levados para campos de extermínio, mas um homem chamado John Connor será o líder de uma rebelião contra o domínio das máquinas em 2029. Sua resistência é tão implacável que a Skynet resolve enviar um androide exterminador ao passado, o T-800, para o ano de 1984, para assassinar Sarah Connor, a mãe de John Connor, evitando assim que ele nasça. Entretanto, a Resistência descobre o plano da Skynet, e envia o rebelde Kyle Reese ao passado para proteger Sarah. Reese morre, mas consegue destruir o Exterminador. 
Em “Terminator 2” (filme no qual a figura deste review é baseada), John Connor já tem 10 anos de idade, e a Skynet resolve enviar um ciborgue ainda mais avançado para eliminar John Connor: o T-1000, que pode transformar seu corpo em metal líquido. Desta vez, a Resistência consegue capturar um modelo T-800, reprogramam o androide, e o enviam para o passado, em 1994, para proteger John Connor do T-1000. No final, o T-800 consegue eliminar o T-1000 e, com sua missão cumprida, elimina a si mesmo.

Bom, nos dois filmes, o T-800 é interpretado pelo ator (e também empresário e político) austríaco, naturalizado norte-americano, Arnold Schwarzenegger, conhecidíssimo por seus inúmeros filmes de ação, principalmente nos anos 80 e 90.

Quanto à figura, por ser um ícone do cinema, o T-800 é muito querido por colecionadores. Eu gosto do personagem, mas reconheço que comprei mais pelo fato de ser o Schwarzenegger, que não podia faltar na minha coleção. Comprei essa figura com o nosso colega de Fórum, Warlord. Valeu, Washington!

Feitas as apresentações, vamos à figura!

A CAIXA

Caixa de papelão marrom, já velha conhecida dos colecionadores de Hot Toys. Mas por ser DX, é mais larga, e relativamente pesada:



Quanto à caixa da figura propriamente dita, ela é sensacional, como já era de se esperar de uma caixa DX. Ela é revestida de couro preto (ou um material muito parecido), com o nome do filme (T2) em baixo-relevo, e o nome do personagem (T-800) em baixo-relevo também, mas pintado de prateado.




A lateral da caixa é fechada com dois ímãs:


Abrindo a caixa, algumas coisas bem interessantes: do lado esquerdo, em vermelho, uma frase do T-800 em um momento tocante do filme, quando o andróide vai eliminar a si mesmo, e vê o John Connor chorando: “I know now why you cry, but it’s something I can never do.” (Traduzindo: “Agora eu sei porque vocês choram, mas é algo que eu nunca poderei fazer.”). E do lado esquerdo, duas plaquinhas de papelão prateado, escrito “T2”, e logo abaixo, em prata, outra frase: “The machines who rule the future sent na unstoppable Terminator to assassinate the yet unborn John Connor. They Failed. The machines Will try again.” (“As máquinas, que governam o futuro, enviaram um implacável Exterminador para assassinar o ainda não nascido John Connor. Elas falharam. As máquinas tentarão de novo.”)




As plaquinhas prateadas deslizam para os lados, revelando o rosto do “Governator”:



E a figura na caixa:


Eu tirei uma foto sem esse papelão ao lado da figura, mas não consegui fazer o upload. De qualquer forma, por baixo dele, estão os equipamentos pequenos (alicate, escalpo, chip, pegs extras) e o saquinho de sílica gel. Mais adiante vou mostrar esses itens mais detalhadamente.

E o manual:


A FIGURA

Bom, aí está a figura com os acessórios. Desculpem a foto meio fosca, mas é que eu a tirei sem flash (com flash, ficou clara demais).


A figura vem com os seguintes acessórios:

- figura na escala 1/6 (advanced muscular body), com mais de 30 pontos de articulação, representando o ator Arnold Schwarzenegger caracterizado como o personagem T-800 do filme “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, com sistema “PERS” de movimento dos olhos;
- escalpo destacável com chip Cyberdyne dentro da cabeça;
- quatro pares de mãos intercambiáveis, sendo: um par de mãos relaxadas com luvas, um par de punhos fechados com luvas, um par de mãos com luvas para segurar armas, um par de mãos sem luvas para segurar armas;
- jaqueta e calças de couro preto (com cinto);
- camiseta cinza;
- botas pretas;
-bandoleira com munição para o lançador de granadas;
- lançador de granadas;
- metralhadora giratória M134 (minigun), com faixa de munição;
- escopeta (shotgun);
- pistola com pente removível;
- óculos escuros;
- pinça;
- peça de escalpo e chips;
- bolsa;
- base hexagonal luminosa, com o nome “T-800” e logotipo do filme.

Por ser um DX, acho que poderia ter um diorama, algo do gênero, como o Indiana Jones ou Jack Sparrow. Seria um bônus, mas, no fundo, reconheço que nem faz falta. Mas o que seria demais mesmo e seria um diferencial (creio que inédito) para essa figura era se viesse junto uma figura do John Connor criança. A ligação dos dois nesse filme é tão grande, que a Hot Toys bem que poderia ter feito essa gentileza para nós, nem que a figura ficasse uns 100 reais mais caro. Mesmo assim, valeria muito a pena. Aí não precisava de diorama e nem de mais nada. 

Agora, fotos da figura de frente, de lado e de costas. O T-800 é bruto, só não mais do que o Predador (afinal, ele não é um alienígena monstruoso). Ele é bem alto, tem o tórax largo e os braços largos também, fazendo os outros Hot Toys parecerem mirradinhos, principalmente os com corpos True Type. Enfim, o cara é corpulento, e impõe respeito.





A roupa é impecável. Acho que é mais bem trabalhada que muita jaqueta de couro na escala 1/1... hehehe... Não há nem o que comentar aqui: pegaram uma jaqueta de couro e colocaram naquela máquina do “Querida, encolhi as crianças”. O mesmo pode ser dito do restante da roupa: a calça, o cinto, a camisa, e até as botas, com aspecto de desgaste. Vejam as fotos abaixo:




O Arnold sem camisa: essa articulação do cotovelo é de arrepiar os cabelos para quem gostaria de deixar a figura sem jaqueta. Mas, sinceramente, eu acho que ninguém vai querer fazer isso, até porque, salvo engano, no filme, o T-800 só tira essa jaqueta para arrancar a pele do braço dele e mostrar que é uma máquina. E como nessa nova versão do T-800 não há esse braço extra, não acho que há necessidade de deixá-lo sem jaqueta. Mas aí vão as fotos:




OS ACESSÓRIOS

Bom, o T-800 vem com bastante acessórios. Vejamos cada um deles detalhadamente.

Aí estão as mãos intercambiáveis, como mencionado acima. As mãos sem luvas eu só usei para fazer o review. As de punho fechado e as relaxadas nunca coloquei (e por acaso um andróide precisa “relaxar”?... Hehehe...). Então, só uso as mãos com luvas para segurar armas mesmo, até porque, mesmo sem armas nas mãos, elas ficam muito bem nele.


A pistola, embora seja uma arma que pouca gente lembre, é muito legal também. Uma das pistolas mais bonitas que eu já vi, entre as que eu tenho da Hot Toys. O cromado muito bem trabalhado, engatilha, sai o pente da arma... tudo como manda o figurino...




Ela eu deixo na cintura, como o nosso amigo T-800 gosta de usar:


Quanto à shotgun (escopeta), essa não poderia faltar, já que ela é uma das armas mais usadas pelo T-800 no filme, além dela ser estilosa. Muito bem trabalhada, como era de se esperar.



Quando se engatilha, dá até para ver o cartucho, azul, da munição. Tentei tirar uma foto com uma definição melhor, mas não consegui. Mas acho que dá para entender.


Taí o Arnold com a clássica shotgun:




O lançador de granadas. Essa arma é demais, principalmente porque acho que é a única em que você pode realmente colocar a munição na arma. Ela faz tudo, só falta atirar de verdade! Hehehe...





O manual diz que, para colocar a bandoleira, é necessário remover a cabeça.


Mas é bobagem. Não é preciso fazer isso, até para não prejudicar a cabeça. Basta erguer o braço direito como eu fiz nas fotos abaixo, passar a bandoleira pelo cotovelo e depois pela cabeça. Simples.



Aula do Tio Arnold de como se recarrega um lança-granadas. Prestem atenção, que ele só vai ensinar uma vez!



(Adorei essa foto abaixo. Cheguei a pensar em usá-la na foto de capa do review):


A minigun. Por muito tempo, fiquei encucado para saber porque uma arma desse tamanho se chama “minigun”. Parecia até uma piada. Mas não é não. Na verdade, essa metralhadora, a M134, tem esse nome porque ela é uma versão miniaturizada da M61 Vulcan, que é uma metralhadora 20 mm acoplada em aeronaves. É isso mesmo: a M61 é aquela arma que fica acoplada nos caças.Vejam na foto abaixo a M61:


Quanto à minigun, mesmo sendo bem menor que a M61, é uma arma bem pesada, por isso geralmente ela é usada sobre uma base, como um tripé, por exemplo. Mas acho que isso não é um problema para o nosso caro T-800, não é mesmo?

Bom, ela é superdetalhada, muito bem feita mesmo, como era de se esperar. Não engatilha, nem faz nada, mas um trabuco desses nem precisa. Vejam os detalhes nas fotos abaixo:




A faixa com a munição é emborrachada:


Na lateral da arma há dois pinos onde se encaixa a munição:




A outra ponta, sem buraquinhos, é só colocar dentro da bolsa:


(Muito legal a bolsa, com todos os zíperes e velcros funcionais.)

Ah, quase esqueci de mencionar os óculos. Simples, sem firulas, bem delicados, mas bem feitos:


Bom, apresentadas as armas, agora vejamos um conjunto de itens que ficou valendo mais como curiosidade do que como algo prático: o escalpo, os chips e a pinça. A cena em que esses itens são usados no filme nem sequer consta na versão original, mas apenas na versão estendida. Além disso, fica meio complicado deixar o T-800 em uma posição em que estejam removendo o chip da cabeça dele. Só se a pessoa tiver uma cadeira para colocá-lo sentado, e uma Sarah Connor para fazer a “cirurgia”.

Bem, vamos lá. Aí estão a pinça, o escalpo (que parece um salame), o chip, a tampinha, e uma peçinha achatada que parece um chip... mas não sei onde ela fica:


E aí abaixo, a cirurgia, passo a passo:


Tira-se o “cabelo”. Observem o detalhe das manchas de sangue. Muito legal:

Aí está a pecinha em forma de cilindro que entra na cabeça do T-800:

A peça dentro do crânio:

A tampinha, também ensanguentada:


O “escalpo-salame”;

E ele encaixado no cantinho:

Agora, esse chip, sinceramente… nem sei para que serve:

Todo o conjunto dos itens… fica bem realista. Mas como eu disse, de pouca utilidade:

A propósito, eu recomendo deixar todos esses chips guardadinhos na caixa, e deixar a figura só com a “tampa de cabelo”. Digo isso porque um dos “defeitos” desse T-800 é que essa tampa é solta: basta deitar a figura ou virá-la que a “tampa” cai. Tá certo que ninguém vai ficar dando cambalhota na figura, mas se você deita o T-800 por algum motivo (como para trocar algum acessório), a tampinha de cabelo vai cair, e corre o risco de perder. Imaginem se tiver dentro aquelas pecinhas todas? Vai tudo cair no chão. Essa tampa de cabelo podia ser magnética, o que resolveria tudo isso.

E agora, o efeito do PERS (parallel eyeball rolling system), que permite movimentar os olhos. Como muitos já disseram, é de pouca utilidade, já que a maioria das pessoas deixa o T-800 de óculos. Entretanto, como vocês verão abaixo, é divertido ver o Schwarza com os olhos em posições diferentes.






Quem não ficaria temeroso com uma olhada dessas do T-800?

Ou essa?

E, aproveitando, eu achei o rosto idêntico ao Schwarzenegger sim. As fotos não fazem jus à figura pessoalmente. Quem vem aqui em casa e vê a figura, imediatamente se empolga: “Caramba, o Schwarzenegger!”. Ele só não é mais “popular” com as visitas do que o Classic Predator.



E agora, a base luminosa. Pelo visto, é idêntica à usada para o Kevin Flynn do Tron, com apenas algumas modificações no desenho da base. Mesmo assim, ficou bem legal.




E, agora, o T-800 todo armado:


E, como eu costumo fazer, uma comparação com outras figuras Hot Toys.

Com o Classic Predator:


“Acho que já vi você em algum lugar...”

Com o Barney Ross:


E com a Babydoll, a mais “baixinha” das minhas figuras Hot Toys:

“Sr. Schwarzenegger! Sou sua fã! Me dá um autógrafo?”
“Claro, querida... A propósito, estou precisando de uma babá na minha casa... você estaria interessada?”

Bom, galera, é isso aí. Espero que tenham gostado do review e que tenha sido esclarecedor. Eu nunca vi pessoalmente a primeira versão do T-800, mas acho que para quem já tem, talvez não valha muito a pena essa nova versão, a não ser que faça questão de uma figura mais recente, e com mais armas. Mas para quem, como eu, não chegou a pegar o primeiro T-800, essa é uma excelente oportunidade, pois é uma ótima figura, muito legal mesmo. Recomendo!


Ei, esperem... vejam quem está ali atrás do Schwarza... pois é, pessoal, em breve, o review de mais um “Terminator”.


Abraços e até a próxima!

Um comentário:

  1. COMO VOCÊ EFETUOU A COMPRA DO T800? NO SITE NÃO TEM A OPÇÃO DE COMPRA , SÓ TEM FOTOS.


    ABRAÇO

    ResponderExcluir