quarta-feira, 30 de maio de 2012

Review: Predador Classic –Special Edition – Hot Toys


Review: Predador Classic –Special Edition – Hot Toys
(A versão especial vem com um crânio de Berserker)



Prólogo

Predador, tá aí um personagem que todo mundo fala mal dos filmes, mas todo mundo gosta do personagem, e acaba que todo mundo vê o tais filmes. Praticamente todo mundo que gosta de filmes de ficção/ação/montros gosta de predadores, assim como de aliens, tanto que o encontro deles em filmes RPGs e games foi inevitável. Este Predador em particular é especial, pois ele tem o visual do primeiro filme, que alavancou o sucesso do personagem ET sanguinário. Outros foram feitos é claro, com visuais mais arrojados e até mais armas, mas o do chamado Classic ( por ser o Primeiro) é incrivelmente a preferencia da maioria, inclusive  para mim também. A hot toys deu um verdadeiro presente para o fans com este lançamento, muitos eram inconformados por não conseguir comprar o tal personagem, feito pela empresa com preços exorbitantes. A ação e suspense que o personagem oferece nas histórias é muito cativante,  atribuo isto ao sucesso do mesmo. A grande curiosidade de todos para este personagem, é como ele foi parar do filme de 87 para o filme predadores, várias teorias são aplicadas por fans, um amigo meu insiste em ser teletransporte, outros falam que é mais uma má nota da empresa de cinema. Eu particularmente gosto de pensar que ele é irmão gêmeo do que foi morto pelo Major Dutch, e está preso e destruído por se rebelar e ainda não ter o direito de ir para a Terra vigar seu irmão, portanto ele estaria aprisionado. Mas claro isso é uma pequena teoria, nada foi realmente explicado, mas é legal este lance de mexer com a imaginação das pessoas, todos vivem imaginando as origens destes personagens, é muito intrigante... Muita coisa que sabemos sobre eles, é o que deduzimos ou elaborados por outros fans.
Mas o fato é que Predador é um franquia que pode ser estendida para sempre, e os fans só agradecem...




Quem é o Predador?
O responsável pelo visual e conceito da criatura, foi o grande mago dos efeitos visuais Stan Winston. Enquanto trabalhava em Aliens com James Cameron, foi contratado para criar o design do Predador, aceitando até algumas sugestões de Cameron.
O estúdio de Winston criou a roupa e todos os efeitos práticos que o personagem requiria. O objetivo era criar um monstro convincente, que diferia dos primeiros conceitos do personagem, que possuía um longo pescoço, cabeça de cachorro e um único olho, algo difícil de ser criado para a época.



O primeiro filme da série foi lançado em 1987. Protagonizado por Arnold Schwarzenegger, é um clássico de ação e aventura, possuindo também muito suspense. É a base para o filme de 2010.




Dados técnicos


Modelo: Clássico
Filme: Predador, Predador 2
Descrição: A máscara tradicional do Predador.


Arsenal

1- Arma Plasma: A maioria dos predadores os carregam no ombro. Dispara do canhão um potente raio de plasma.
2- Bomba: Localizado em um dos braceletes, o dispositivo é usado como auto-destruição. Uma pequena contagem regressiva é feita e a explosão ocorre com a força de uma mini-bomba nuclear.
3- Lâminas de Pulso: Originadas do bracelete oposto, as lâminas são indestrutíveis se comparadas a qualquer metal da Terra. Possuem de 12 a 18 polegadas de comprimento e, em caso de emergência, podem ser disparadas.
4 – Mira Laser: Localizada no capacete, a mira laser é utilizada para auxiliar em ataques à distância.
5 - Visão infravermelha: Graças ao visor do capacete, os predadores possuem visão infravermelha do ambiente e de suas presas, tornando-se uma arma muito eficiente.
6 - Chakram: Um tipo bem mais mortífero de shuriken, o Chakram é forte o suficiente para cortar ossos e carne.
7 - Camuflagem: Provavelmente a arma mais comum entre os predadores, o dispositivo de camuflagem é acionado pelo computador de pulso de um dos braceletes.



Review

Atenção: todas a imagens estão em alta definição, para ampliá-las é só clicar em cima

Embalagem *****
Mais alta e mais estreita que as caixas de Hot Toys comuns, esta caixa é lindíssima, com uma luva transparente para mostrar,  padrão nas caixas dos personagens do filme “Predadores”. A caixa é muito pesada, e protege bem o personagem. Depois da luva retirada ele tem uma tampa frontal que se prende com velcro, que exibe bem a figura. Uma caixa linda, e acho que não deve muito da versão anterior, que tinha uma luva de plástico imitando o campo de força invisível do personagem, que sempre foi muito legal.









Escultura ****
A escultura da hot é muito boa mesmo, esta nova versão é muito mais encorpada, e imponente, mesmo a anterior já sendo isso, este é mais. A cara dele é bem parecida não tendo mesmo os capilares na testa e no peito, que foram apenas pintados. Os braços e pernas são claramente mais grossos, mas o que mais chama a atenção nas melhorias, são os cabelos, desta vez com um ótimo caimento, e não é armado apontando para os lados como na versão anterior. No antigo, para aliviar o problema, era muito usado mergulhar a cabeça do predador  em água quente e moldar o cabelo de forma que ele ficasse mais para baixo, eu mesmo fiz isso no que eu tive e realmente funcionava, este dispensa qualquer gambiarra em potencial deste tipo. As máscaras são bem fiéis, tanto a quebrada quando a normal, desta vez sem a polêmica marca de tiro, que não existia no filme, mas a hot insistiu em fazer esta marca. As mãos são ótimas, as fechadas tem o dedão saliente como no original do filme. E as reproduções dos acessórios e o diorama na base fazem um show de esculturas a parte, todos de excelente qualidade para os colecionadores mais exigentes não reclamarem.











Pintura *****
A pintura é realmente é um dos pontos mais altos da figura, comparando com um filme de resolução 1080p, em uma TV Full HD, eu posso afirmar que as cores são muito fiéis ao personagem no filme. Fora isso todos os acessórios são bem convincentes, com sua cor de metal alienígena envelhecido, e couro de seja lá o que for.







Articulação ***
Todas as poses estratégicas para exposição possíveis, mas com muitas limitações para outras poses usando a imaginação. Com a nova articulação não se tem os cotovelos ultra dobráveis mais, isso limita um pouco nas poses para mexer nos controles do braço esquerdo. Os joelhos também estão limitados sem articulações duplas. Em termos de escultura está ótimo mas se limitou em termos de poseabilidade. Mas a única implicância minha mesmo é no pescoço, acho que ele ficou um pouco limitado, na tentativa da hot para dar mais posesabilidade  nele. Para entender o que quero dizer é o seguinte, neste novo corpo não existe mais a articulação do tórax, então a hot deu uma folga enorme no pescoço do boneco, e não ficou bom, pois ele olha para cima bem, mas o pescoço meio corcunda e com articulação ineficiente na nuca, ele não faz as podes que eu acho que deveriam ser possíveis, mas isso não tira a magia da figura.








Acessórios  *****



Parte 1- De uns tempos pra cá a hot tem surpreendido a todos na criatividade para acessórios, e como sempre digo, quanto mais melhor.  Primeiro queria falar o que foi perdido, a mochila com o kit médico não existe mais, ela apenas está lá nas costas, mas não é mais removível, sendo apenas um plástico que é suporte para o canhão de plasma do ombro e parte da armadura. Também não existe mais os três colares de ossos, e uma bochete lateral no cinto, da qual se eu não comentasse ninguém ia lembrar,  ou saberia  que existe. Para compensar o que não existe mais, a hot veio cheia de quinquilharias, como a máscara inteira, a quebrada é referente ao filme “Predadores”,  e a inteira é para que o pessoal possa usá-lo como o classic do filme de 87, realmente foi um presente da hot para as pessoas que perderam a oportunidade de ter a versão anterior, e hoje não conseguem devido aos preços exorbitantes. O legal desta máscara inteira nova, é que ela não tem uma marca de tiro, que existe no anterior, que já foi bem polêmica, pois naquele filme não existiu tal tiro para haver a marca. Um detalhe que para muitos não ficou claro, é que os leds das duas máscaras se acendem.  Outro detalhe é que agora o sistema de colocar a máscara tem sua própria mandíbula, não havendo mais o risco de se quebrar as peças da boca com aqueles apertos pra fixar a máscara.





Local de conectar o fio da mascara e ligar o led





Parte 2- Eu fiquei maravilhado  com a nova lâmina do braço direito, que agora é de metal, o brilho dela é lindo, como das garras do Wolverine, mais firmes agora e continuam sendo retráteis. Mas a outra grande atração desta versão do Predador (além da mascara inteira para se fazer de classic) é o computador do braço esquerdo. Na versão anterior ele só abria a tampinha de um painel digital com letras na linguagem do alienígena. Agora além disso, ele tem uma outra tampinha com encaixe para simular uma trajetória espacial e o destino que seria a Terra, estes simuladores de hologramas são esculturas translúcidas em azul, e com umas pilhas embutidas no braço, seguidas de uma luz de led, que acende justamente no local de encaixe do holograminhas, faz-se um magnífico efeito especial simulando a cena do filme, realmente ficou espetacular. No escuro brilha muito, e impressiona muito quem vê. 










Parte 3- O predador vem com mais 2 pares extras de mãos, menos que na versão anterior, e apenas mais 2 conectores de mãos, o que é diferente também da anterior, que vinha 1 conector para cada mão. E finalmente a outra grande atração, que é o stand desta figura, muito legal pois é um diorama do acampamento dos predadores no filme. O pedaço de crânio de uma espécie de animal gigante, mais um de humano no chão, e uma armação de duas lanças com um couro de seja lá o que for, que arma em pé é incrível. Tudo em um capricho muito bom, e maravilhoso pra expor a figura. Nota-se que a hot toys anda muito preocupada  em como expor as figuras, não só para as versões DX mas para as versões MMS também.







Parte 4- O íten da Edição especial [/b]é um crânio de um Berserker. A minha grande decepção no filme “Predadores”  foi a forma humilhante que o Classic foi morto pelo Berserker, mas com este íten aqui em casa, posso dizer que meu Predador não morreu naquele filme, o daqui matou o Berserker, e tenho o crânio aqui para provar, este foi um dos motivos para eu querer esta Especial Edition. O Crânio é muito legal, com uma escultura admirável e de um material macio e flexível, de forma que se cair, é bem improvável que quebre.









Conclusão
Eu não sou colecionador de um tipo e figura apenas, eu compro um pouco de tudo, mas a hot anda me fazendo comprar alguns itens que são indispensáveis. Este predador foi a minha redenção, que vendi o antigo achando que poderia pegá-lo facilmente novamente, e a grande oportunidade para muitos que perderam a época. Pois então aproveitem, depois do lançamento do predador  ¼  só Deus sabe quando sairá outro, e como eu já falei isso outras vezes, torno a repetir, com tanta facilidade de compras hoje em dia, só deixa passar quem quer. E para finalizar digo que o predador em sí vale muito a pena pois é muito realista, ele realmente dá a impressão de que é o ator fantasiado, de forma muito mais encorpada e com articulações menos visíveis. Há quem diz que predadores nunca são demais, novas versões do classic que eu diga...


























Texto e fotos (muitas fotos rsrsrsr) por: Washington 

Um comentário: