segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

[Review] Naked Snake - Hot Toys-by Fellipe

Review incrível desta figura incrível, elaborado pelo maior fãn do Snake do Brasil, ninguém menso que o Fellipe. Um grande amigo e colaborador, que neste ano novo está presenteando os fãns com este review espetacular!!!


O jogo e a personagem (contém spoilers): Cronologicamente dentro do universo Metal Gear, o game Metal Gear Solid 3 é o princípio de tudo, apesar de ter sido lançado apenas em 2005 e ter sido quarto game da franquia.
Ele inaugura uma nova era da série e nos apresenta Naked Snake, que posteriormente recebe o título e a alcunha de Big Boss e passa a ser tratado assim.
Dentro das inúmeras reviravoltas e “maluquices” criadas por Hideo Kojima, tudo dentro da série se desenvolve entorno da personagem. Mesmo não sendo a personagem principal na maioria dos jogos, nos quais este papel é desempenhado por Solid Snake, Naked Snake tem papel central na trama e, neste game, exerce a função de protagonista.
O apelo da personagem foi tamanho que atualmente o investimento feito em jogos nos quais ele é o centro das atenções tem aumentado bastante, haja vista o lançamento de Metal Gear Portable Ops, Metal Gear Peace Walker, Metal Gear Ground Zeroes (apenas anunciado) e um futuro e especulado Metal Gear 5.
O game se passa em meio à Guerra Fria (1964) e se desenvolve totalmente em território soviético.
Apesar de alguns fãs criticarem o lançamento do Naked em vez do Solid (para muitos mais icônico e personagem principal da trama) eu aprovei, tendo em vista que para mim Naked é o melhor personagem da série e MGS 3 o melhor game.



Pra quem se interessa pela história, ai vai um pouco da vida de Naked Snake, a.k.a Big Boss. ( a história abarcar acontecimentos ocorridos durante MGS 3, MGS Portable Ops, Metal Gear e Metal Gear 2)
Big Boss, também conhecido por muitos como o maior soldado do Século 20. Sua história começaria em 1964, quando foi enviado para uma das missões mais perigosas de todos os tempos, conhecida como Operação Snake Eater, a missão em que o futuro do planeta estava em jogo.

 Caso falhasse, significaria o fim de Guerra Fria e também o início de um holocausto nuclear global. Sua missão consistia em assassinar ninguém menos que The Boss, a mesma mentora que o ensinou tudo o que sabia sobre combate e táticas de guerra. Porém, sem o conhecimento de Snake ou de qualquer outro envolvido, The Boss na verdade trabalhava para o próprio governo americano e foi ordenada a debandar para a União Soviética como fachada, para os EUA roubarem a Philosophers Legacy. Além da difícil tarefa de executar a compatriota, Naked Snake deveria garantir a segurança mundial impedindo que Volgin utilizasse o Shagohod. Na primeira parte de sua missão, a Operação Virtuous Mission, ele deveria infiltra-se em Tselinoyarsk e resgatar Sokolov, o homem por trás da criação do tanque. Apesar de obter sucesso em achar o cientista, a unidade Cobra, liderada por The Boss, levou Sokolov para Volgin, além de a própria Boss espancar violentamente Naked Snake, jogando-o de cima da ponte em Dolinovodno para a morte certa. Snake sobreviveu à queda e foi resgatado pouco tempo depois pelos americanos, mas apenas uma semana depois, foi enviado de volta para completar a Operação Snake Eater e limpar o nome dos EUA perante a traição de The Boss. 

Não muito adiante em sua missão, Snake encontraria uma mulher de codinome EVA, que deveria ser a hacker da NSA que lhe proveria informações durante a missão. Mais tarde, ao chegar nas instalações de pesquisa, ele também conheceu Aleksandr Granin, pioneiro nas idéias sobre o Metal Gear, e que também o ajudou. Naked Snake conseguiu infiltrar-se na  base, mas acabou sendo capturado e torturado, fato este que lhe fez perder um de seus olhos graças ao jovem Ocelot, mas mesmo ferido, conseguiu escapar. Retornando para a base de novo, ele sabotou o prédio onde estava guardado o Shagohod, mas não foi o suficiente para destruir o tanque em si que, pilotado por Volgin, perseguiu ele e EVA. Minutos depois Snake conseguiria destruir o Shagohod e matar Volgin, restando agora apenas a sua missão final: matar The Boss. Ambos se encontram num grande campo florido e lutaram, até que Snake prevaleceu e foi obrigado a dar o tiro de misericórdia em sua tutora, mas não sem antes ouvir toda a sua triste história. Snake conseguiu a Philosophers Legacy e voltou para os EUA, onde foi condecorado e recebeu o título máximo de Big Boss, diretamente do Presidente Lyndon B. Johnson.

Em 1970, após realizar diversas incursões armadas pelo mundo, principalmente na África, Big Boss encontrar-se-ia capturado e preso, acusado injustamente de liderar uma rebelião da Unidade Fox, na época ainda comandada por Major Zero. Snake foi forçado a limpar seu nome perante a unidade renegada na base russa, instalada na Península de San Hieronymo na Colômbia. O primeiro modelo do Metal Gear estava sendo desenvolvido na época e também foi roubado pela Fox, que tentava iniciar uma nova guerra nuclear, da mesma maneira que aconteceu anos atrás.
Amplamente famoso pelo título que carregava, a presença carismática de Snake permitiu a ele recrutar soldados no próprio local , de forma a obter ajuda na sua difícil tarefa. Com o passar do tempo, Naked Snake se descobriu em meio a uma ferrenha e inusitada disputa de poder interno entre a CIA e o Pentágono, ambos em busca da outra metade de Philosopher Legacy, que descobriram não ter sido recuperada totalmente após a Operação Snake Eater. Renegando o papel de mero peão, Snake declararia que sua lealdade não pertencia a nenhuma das instituições e tampouco a seu próprio país e sim, a si mesmo. Cansado, ele não pretendia viver da mesma maneira que sua mentora viveu, renegando sua vida a favor de interesses políticos de seu país. No final, Snake derrotou o líder da FOX, Gene, e obteve o microfilme com os dados dos fundos que estavam em posse dele, recursos que Gene pretendia utilizar para criar a “Army’s Heaven”, a sua visão de nação ideal para soldados. Porém, após conseguir completar a missão, Big Boss retornaria aos EUA e, seguindo as tradições de Major Zero, fundaria a agora nova Foxhound. E o que se tornou um dos maiores mistérios da saga de Big Boss, também teria seu início ali, em 1971. Ocelot traiu os Philosophers e roubou toda a Legacy com a ajuda de um indivíduo misterioso, para depois, planejar uma aliança com o próprio Big Boss, de forma a se tornarem os Patriots. Tal fato permanece obscuro até os dias de hoje: ele teria aceitado ou não? Tal escolha finalmente o rotularia definitivamente como um inimigo ou um amigo, visto que os próximos anos de sua vida seriam marcados por diversas e aparentes ações controversas em relação ao seu passado patriótico. Nos anos seguintes, Big Boss estaria por trás de tudo, e não lutando contra os Metal Gears.

Após todos os eventos envolvendo a Legacy, o pouco que se sabe é que, aparentemente descontente com tudo o que descobriu e viveu até ali, Big Boss ficaria desolado como um soldado. Após ter criado a nova FOXHOUND, Big Boss criou secretamente a Outer Heaven, uma nação militar onde soldados como ele seriam considerados honrados pela vida de batalhas que viveram. Utilizando os planos que descobriu com Granin no passado, Big Boss usou outro cientista, Dr. Pettrovich Madnar, para criar um novo modelo do Metal Gear. A princípio seu sonho parecia ser forjar um mundo de batalhas infinitas e contínuas - o verdadeiro paraíso para qualquer soldado. E seguindo este princípio, a Outer Heaven serviria também como uma companhia mercenária, onde homens sob a tutela de Big Boss seriam enviados ao redor do mundo. Depois do colapso e do fracasso da Outer Heaven pelas mãos de seu clone, Solid Snake, Big Boss desapareceria para retornar apenas anos depois, controlando um país em guerra pela independência, Zanzibar, numa nova tentativa de realizar seus sonhos. Muitos de seus parceiros de combates antigos, incluindo Gray Fox, se juntariam a ele numa cruzada para o caos. Mas, mais uma vez, os planos de Big Boss foram destruídos, graças a Solid Snake, que o matou definitivamente após uma dramática luta, onde Big Boss revelou ao então jovem David que era na verdade, seu pai.

Depois da queda de Zanzibar, o legado de Big Boss ainda sobreviveria na forma de seus clones, feitos em 1972 num projeto aparentemente em conjunto com Ocelot e o indivíduo misterioso. Foram resultados do programa: Solid, Liquid e Solidus. Além das cópias geneticamente perfeitas, o DNA de Big Boss ainda sobreviveria por gerações a fio através da criação dos Soldados Genoma, modificados com os genes do próprio Big Boss para melhorias em desempenho. Definitivamente um legado controverso cerca o nome desta figura emblemática, que até hoje não foi difinitivamente resolvida. Foi Big Boss um traidor? Ou apenas alguém que se sacrificou em busca de seus próprios ideais, assim como The Boss e Gene?

Agora chega de ladainha e vamos à figura.

A Caixa:
A caixa é tão bem feita e detalhada que pode até mesmo ser considerada um acessório.

Para se ter uma idéia, a caixa tem um sensor térmico que reage ao calor e deixa transparecer uma art do Naked Snake . Não me lembro de nenhuma outra caixa de figura com tal característica.
Para visualizar a arte é simples: bastar pegar um isqueiro, acendê-lo e passar por toda a caixa. Não precisa ficar com receio de queimar a caixa, pois não vai.

A foto da mudança térmica é retirada a internet porque quando fiz o teste estava sem câmera e quando peguei a câmera fiquei sem isqueiro. ehehehhehe

A parte de trás da caixa tem o rosto da figura e o nome do time da Hot Toys responsável pela fabricação da figura.


Ao se abrir a caixa depara-se com uma espécie de janela, onde é possível ver a figura, mãos extras e base. As armas e acessórios vem em um compartimento à parte que fica em baixo do blister da figura.
A parte lateral é imantada e ao abrir a caixa depara-se com duas imagens da personagem e um pequeno histórico da mesma.


E olha só quem resolveu dar o ar da graça no review: o amigo Bóris!

Escultura:
Antes de falar da escultura propriamente, tecerei alguns comentários acerca da escolha do uniforme da figura.
Quem já jogou o game sabe que uma das peculiaridades do mesmo é o fato de poder trocar de camuflagem no decorrer do jogo ajustando-se às peculiaridades da meio onde se encontra ou até mesmo da batalha que se enfrenta.
Desta forma, existe uma camuflagem adequada para cada tipo de terreno e até mesmo camuflagens que proporcionam ganhos em determinados aspectos, como é o caso da Sneaking Suit, que diminui o dano sofrido em 50% e a perda de stamina no mesmo percentual, apesar de não ser uma boa pedida quando o assunto é realmente camuflar.
Desde o anuncio da franquia pela HT e a conseqüente liberação de uma imagem onde aparecia Naked e The Boss em seus trajes Sneaking, não tive dúvidas de que seriam estes a serem lançados.
No entanto isso causou certa surpresa, haja vista que os trajes militares do Snake são mais famosos e bem quistos pelo público, sobretudo o Tiger Stripe.


Particularmente gosto bastante do Sneaking Suit, acho muito legal e o utilizo muito no fim do jogo, principalmente na luta contra o Volgin e na perseguição de motocicleta, mas não nego que também preferiria um uniforme Tiger Stripe.

Para quem não conseguiu o uniforme no game, ele fica no armário onde você esconde o Major Ivan Raikov (o namoradinho do Volgin), só que ele só aparece na segunda vez que você passa pela sala, pouco antes da tentativa de sabotagem ao Shagohod e da luta contra o Volgin. Está na mesma sala onde é achado o uniforme de mecânico.

O trabalho executado no uniforme foi primoroso.

Como podem ver pelas fotos nenhum detalhe foi esquecido, desde as bolsas laterais com inscrição U.S, onde são guardados rádio, suprimentos, água e munição, passando pela inscrição soviética do uniforme C.C.C.P (que significa Союз Советских Социалистических Республик , ou seja, União das Repúblicas Socialista Soviéticas).


O coldre com a M1911.

Um detalhe interessante que descobri ao fazer o review é que uma das bolsas atrás se abre e é até mesmo possível tirar o cantil, sendo que existem dois micro botões que a fecha. Sensacional!
O rádio também fique guardado dentro de uma destas bolsas, mas nesta o fechamento é feito com velcro.
O detalhe das presilhas na roupa também valoriza muito o traje.
Detalhe do botão que muda frequência no rádio e a faca CQC, localizados no peito.

Um ponto negativo do traje é a limitação causada nas articulações. 
As articulações do cotovelo e do joelho não são afetadas e podem ser utilizadas sem problemas. O mesmo não pode ser dito sobre as articulações dos ombros e virilhas. Estas sim são bem limitadas devido a roupa, mas mesmo assim é possível fazer algumas poses legais com a figura.

A escultura facial também é incrível!

Conseguiram captar a essência do Snake.
E o mais interessante é que conseguiram captar um personagem de game e torná-lo real.
A maçã do rosto, uma característica marcada de Snake, não foi esquecida. Dá pra ver claramente o sulco no rosto dele.
Como se sabe a HT tem tradição em figuras de filmes e que retratam personagens que são seres humanos. Agora quando a personagem é vinda de um game a coisa pode mudar um pouco.
E a mudança aqui é altamente agradável. Conseguiram transportar o Snake do game para a vida real perfeitamente. Dá realmente a impressão de que é uma pessoa.
A parte de trás da bandana é removível e articulada.
O encaixe das mãos é padrão e vem dois pinos extras para o caso de quebra o perda.

A Pintura:
A pintura também não merece retoques.
Pintura facial é ótima. Dá pra ver até mesmo algumas sardas e os olhos (na verdade, o olho né? Hehehe) tem um brilho incrível que passa a sensação de ser algo real.
A pintura da roupa também não deixa a desejar e segue fielmente o que é visto no game.

Acessórios:
Outro ponto forte da figura é a quantidade de acessórios, mesmo que parte destes seja, pelo menos pra mim, inútil.
A figura vem com uma pistola M1911, um rifle de assalto M16, uma metralhadora M60, Ez Gun, faca de sobrevivência (survival knife), faca para CQC (CQC knife), ration, binóculo, três granadas, mina terrestre, a tradicional base da HT e a famigerada caixa de papelão que Snake utilizada para esconder dos inimigos e emboscá-los.

Armas são sempre bem vindas, mas o restante acho que tem pouca utilidade. Não me vejo utilizando ration, binóculo, mina terrestre ou até mesmo granadas, mas mesmo assim, achei muito legal a variedade.
As armas, com exceção da Ez Gun, são desmontáveis. 

A pistola M1911 tem silenciador e pente retráteis e pode ser desmontada. 
O rifle de assalto M16 tem opção de desmontagem do pente de munição assim como a M60, onde o compartimento do pente pode ser aberto, deixando à vista a munição da metralhadora.


Outro característica legal é que as armas tem um desgaste natural. Isso as deixa com impressão de que são mais reais e que foram utilizadas.
Merece referência também o fato de que a figura é acompanhada por um pequeno manual de instruções acerca do uniforme e até sobre a montagem da caixa de papelão.
A caixa de papelão vem acompanhada de adesivos para serem pregados em cima e que dão a impressão de serem fitas adesivas.

Aqui também existe um ponto negativo: a faca CQC não se encaixa em nenhuma das mãos da figura. A faca é muito fina para a angulação de abertura das mãos e desta forma ela sempre cai. Já a faca de sobrevivência fica fixa sem maiores problemas.

A figura também é acompanhada por uma boa variedade de mãos. São duas direitas, sendo uma fechada e outra para empunhar arma de fogo e quatro esquerdas: uma fechada, uma para empunhar faca, uma para apoio de arma de fogo, e outra para empunhar a arma.


A crítica aqui é que as mãos esquerdas são muito parecidas, o que as diferencia é apenas a angulação da abertura e um ou outro dedo mais aberto ou fechado.

Acho que o ideal seria uma mão semi-espalmada para um apoio melhor do rifle e metralhadora. No entanto, as opções que temos são satisfatórias quanto a este apoio, pois mesmo não sendo tão abertas como deveria, elas são bem maleáveis e adaptam-se facilmente à empunhadura das armas.

As facas. A de sobrevivência vai na bota e é utilizada para matar animais e a CQC vai no peito e é utilizada para render e matar soldados.


O restante dos acessórios.

A base.

Pra finalizar, um 360º da figura.



Veredicto: Figura indispensável para quem é fã.
Sem dúvidas é a melhor representação do Naked Snake que existe no mudo de figuras de ação.
Apesar dos pontos negativos citados, os positivos se sobressaem e faz com que a figura realmente valha a pena.

Resumo:
Prós – Caixa sensacional com sensor térmico
- Grande variedade de acessórios
- Escultura facial fantástica
- Uniforme muito bonito e extremamente bem feito, apesar de não tão conhecido dos fãs.

Contras – Limitação de movimentos por conta da roupa, principalmente em relação aos ombros e virilha.
- Faca de CQC não se encaixa nas mãos.
- Uma versão Tiger Stripe seria mais interessante, ainda mais por se tratar da primeira figura, o que certamente alavancaria as vendas e poderia significar a continuidade da franquia.
- A troca de uma das mãos esquerda por uma mão mais aberta seria uma boa adaptação

Bom, é isto.
Espero que apreciem e curtam mais algumas fotos.


Mais fotos e uma surpresinha no tópico da minha coleção: viewtopic.php?f=12&t=13288&p=648110#p648110

Um comentário:

  1. Adorei a review que voce fez do Snake, só uma dúvida: o silenciador,só encaixa na pistola ou ele encaixa no M-16?

    ResponderExcluir