quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Resultado do Grande Concurso de Fotos!

As Fotos foram avaliadas pelo fotógrafo profissional Aldo Marques amigo do André Sagat TV. Aldo é um fotógrafo estudado e muito experiente, e cedeu seu precioso tempo para não só avaliar mas fazer comentários construtivos a nosso participantes. Fiquem com as palavras de nosso Juiz;

Vejam abaixo os resultados!

É bom comentar que as 5 estão todas num nível muito próximo mesmo! Fica até difícil fazer ranking porque é tudo tão colado que parece vaso chinês em casa cheia de criança.

Bom, vamos lá, comentários de uma a uma:

TEELA, do ALEX PEREIRA, em primeiro!!!
A do Alex Pereira, da Teela, está bem equilibrada. Luz apropriada para a mensagem que se quis passar. O foco está ótimo também, destacando a figura e desfocando gradualmente tanto o que está à frente, quanto o que está ao fundo. A composição ficou muito boa, assim como a pose da personagem. O brilho de azul ao fundo reforçou o contraste com o cenário e até as flores pequenas e sutis deram uma realçada na imagem, pois se trata do retrato de uma figura guerreira sim, mas feminina e, por que não, delicada. As passagens entre sombras e detalhes ficaram bem suaves, sem deixar de, no todo, criar contrastes, o que é importante. Gostei! Pra ficar melhor, eu só fliparia a imagem na horizontal, ou seja, espelharia ela lateralmente, de forma que a Teela estivesse virada pra direita, não pra esquerda. É semiótica isso. Nós LEMOS as imagens da esquerda pra direita e já que a mensagem é essencialmente altiva e "up", não quebrar essa leitura seria legal. Enfim, eu sei que isso é detalhe absurdamente técnico, então, dá pra deixar passar. 



A do HELLBOY do Ramon, está muito boa também e só fica em segundo no meu modo de ver, por detalhe mesmo. Textura, iluminação, foco, composição, pose, enfim, está tudo muito equilibrado e harmonioso. Nessa eu gostei muito da composição. Apesar das vários detalhes e da sobreposição desses detalhes, ele conseguiu mostrar TUDO e ao mesmo tempo NÃO FICAR CONFUSO! ÓTIMO!! Sem querer ou não, os tons pastéis ficaram separados pela faixa vermelha do centro, o que reforçou o embate entre os personagens. Aliás, os tons todos ficaram bem legais. Tudo em prata, vermelho e bege. O ponto focal ficou legal também, bem próximo à arma do Hellboy. O rosto, a arma e a cruz ficaram perto, formando um eixo e realçando a idéia da foto, inclusive do nome que ele deu pra foto: o rosto ficou bem ENTRE A ARMA E O REVOLVER. O fato do rosto ser vermelho (cor vibrante e que cria foco) reforçou ainda mais isso. O fundo neutro claramente proposital ficou legal também.

Feitas as observações, eu separaria para finalíssima a foto da TEELA e do HELLBOY, por serem as mais difíceis de achar defeitos. ;)

Fossem dois times de futebol disputando o prêmio, certamente ambos estariam jogando muito bem e o vencedor só sairia depois uma cobrança de falta muito bem batida no finalzinho do jogo, desempatando o jogo que já estaria uns 3 a 3.


- SHAZAM : pela ótima execução da idéia a que ele se propôs.

A figura em si já é um espetáculo de tão perfeita e o fotógrafo fez o "be-a-bá" pra se tirar uma foto de uma figura dessa, ou seja, só mandou ver uma luz de cima pra baixo demarcando o rosto e o peito - o que é clássico das composições do Mr. Ross.
Ficou muito boa foto, bem executada mesmo e ele parece ter atingido o que se propora, mas pelo fato d'eu ser um cara de criação e o concurso ser de uma área criativa, eu achei que faltou justamente isso pro autor: CRIAR MAIS, o que me parece ser o principal num concurso desses. Mais ousadia mesmo, embora realmente tenha ficado legal.



De menção honrosa, eu colocaria:

- DANILO SALVAIA (quarto lugar) : pelo clima que conseguiu dar à foto.

A grande qualidade da do Danilo é o CLIMA, a atmosfera da foto. Tudo nesse tom meio púrpura me fez lembrar trabalhos de fotografia de cinema. Legal! A escolha do ponto focal e os brilhos das armaduras está impecável contrastando com o cenário neutro, sem interferências que poderiam deixá-lo fake. Ele fez uma quebra de eixo legal também, não caindo na obviedade do horizonte numa linha horizontal certinha.


O que pecou na foto foi a pose das figuras. Falta DRAMATICIDADE na cena. Há uma coisa muito explorada nas artes visuais, especialmente nessas voltadas para personagem como animação, quadrinhos, etc, que é a SILHUETA. É importante a silhueta dos personagens estar demarcada de tal maneira que entendamos rapidamente as intenções dos personagens. É linguagem corporal! Faltou dar umas retocadas nessas poses, especialmente no personagem em primeiro plano.
la não ficou ruim, mas faltou atenção a esses detalhes de MENSAGEM, que são mais sutis, porém mais sofisticados, e que vão além de uma mera composição de cena.

- PIFERST (quinto lugar) : pela clareza da cena.

A do Piferst tá legal. A cena bem composta, as intenções dos personagens são claras. Mesmo quem não conhece os retratados, entenderia que se trata de um grupo de vilões contra um herói que vem pra salvar a moça, o que é uma grande qualidade. O que pecou foi a composição "quadrada" demais e a própria iluminação. Umas tentativas com outros ângulos quebrando-se o eixo, como colocar o He-man escalando o morro, e a foto ter sido tirada de baixo para cima, por exemplo, tornaria os vilões ainda mais ameaçadores e a situação ainda mais dramática! Poderia não ser tão exagerada essa quebra de ângulo, mas algo sutil mesmo que reforçasse o perigo. Em relação à cor/luz, faltou alguma tentativa diferente de iluminação para deixar a cena toda mais preocupante, afinal estamos falando de um SEQUESTRO! E a luz comunica demais! No caso da foto dele, a luz não está reforçando muita coisa. Imagine esse mesma foto, com um ângulo um pouco mais de baixo pra cima, com uma luz rebatida lateral e no entardecer, no crepúsculo...sacou?




Tá aí a minha opinião. Espero que a tempo de ser usada...


Abração e valeu por mais esse convite, rapá!

Quem é  ALDO Marques?

Sou bacharel em Design, com habilitação em projeto visual pelo Mackenzie.
Me especializei ao longo não só da vida acadêmica, mas bem antes dela (desde criança) em ilustração, criação de personagem e linguagens audiovisuais e artes sequenciais em geral como cinema, animação e quadrinhos.
Na carreira (inteiramente pautada como autônomo) de cerca de 11 anos, fiz trabalhos de ilustração, animação e criação de personagens para empresas como a Globo.com, Itaú, Bradesco, Porto Seguro Seguros, Pão-de-açúcar e Grupo Marista de ensino.
Nos últimos 2 anos, venho me voltando menos para projetos do mundo publicitário ou coorporativo e mais para projetos autorais.
Em 2011, ingressei na SIB, a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (uma espécie de "academia brasileira de letras" da área) e venho fazendo o Concept Design, o design de personagem e os cenários de um projeto piloto de uma série animada pra TV, além de 2 projetos pessoais, um de quadrinhos e outro de uma coleção de pinturas.
Como hobbies, sou colecionador e customizador de figuras de ação, cinéfilo e estudioso do cinema, apreciador de um futebol justo, limpo e disputado e com as antenas eternamente ligadas em HQ, Games, Foto e Arte.
E o que de mais importante os participantes do concurso precisam saber:
Sou muito crítico!

Os vencedores dos 3 primeiros lugares devem entrar em contato para reclamar seus prêmios, lembrando que o primeiro escolhe, e o segundo escolhe depois do primeiro e por fim o terceiro. E que caberá aos ganhadores o frete dos prêmios.

Os prêmios

Corvo Neca


Edward neca


E o livro artbook do Adam Hughes:



Contato:

5 comentários:

  1. Ebaaaaaa Meu namorado Alex Pereira de Lima ganhou!!!!!! AEEEEEEEEEEE estou muito feliz. Quero parabenizar o blog e Parabéns a todos os ganhadores. Sucesso a todos. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh já ia me esquecendo rs visitem o blog do Alex. Tem várias fotos legais de miniaturas lá. O endereço é: http://figurephotographer.blogspot.com.br/
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer aos blogs e ao Aldo pela oportunidade, fiquei muito feliz com a premiação e principalmente, como fotógrafo, pelo reconhecimento e avaliação da foto dentro de critérios profissionais...! Obrigado mesmo!!

    Meus agradecimentos já estão postados também dentro do meu blog de actions...

    http://figurephotographer.blogspot.com.br/

    Valeu...!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos vencedores, achei muito justo o julgamento.

    Só acho que a menção honrrosa deveria incluir aquela foto e preto e branco do Jason, achei aquilo muito artístico.

    ResponderExcluir
  5. Também gostei do resultado! Concordo com tudo que o Aldo disse.
    Foi muito bem explicado, profissional é outra coisa!
    Obrigado pela oportunidade!
    E até o próximo concurso!

    ResponderExcluir