quarta-feira, 20 de março de 2013

REVIEW – Raging Police (Steven Seagal) 1/6 – Art Figures



Mais um review de meu amigo Luiz Wan, de um personagem que muitos amam e outros odeiam rsrs... espero que gostem... 

Oi, galera! 
Bom, eu pretendia fazer antes o review do T-1000 da Hot Toys, mas como ele vai dar um pouco de trabalho, coloquei na frente o review de uma figura pouco badalada, de uma empresa que não é tão conhecida como a Hot Toys, por exemplo, a Art Figures. Quando eu vi essa figura fiquei bem interessado nela: é o Raging Police, em outras palavras, o ator Steven Seagal.

É bom esclarecer desde o início como a empresa Art Figures trabalha. Pelo que tudo indica (e pelo que dizem no próprio site deles), a Art Figures é uma empresa (japonesa, creio eu) fundada em 2008, cujo foco é produzir figuras de ação. Como eles não detêm as licenças para produzir figuras de ação de atores e personagens famosos, eles fabricam figuras “inspiradas” nos atores e personagens e colocam nomes diferentes. 
Vejamos abaixo, alguns exemplos de figuras da empresa:

- Nave Seais Team VI (é uma figura claramente inspirada no personagem John Mason, um espião britânico aposentado, vestindo um traje dos Navy Seals, do filme “A Rocha”, interpretado pelo ator Sean Connery).

- Soldiers of Fortune (uma figura do personagem Lee Christmas, do filme “Os Mercenários”, interpretado pelo ator Jason Statham).

- City Police (figura do personagem Hartigan, do filme “Sin City”, interpretado pelo ator Bruce Willis).

- The King (figura do personagem Aragorn, do filme “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, interpretado pelo ator Viggo Mortensen).

- Avenger (figura do personagem Frank Castle, do filme “O Justiceiro”, interpretado pelo ator Thomas Jane).


No caso da figura deste review, o nome oficial dele é “Raging Police”, mas é claramente inspirado no ator Steven Seagal. Não ficou claro de que filme seria a inspiração, mas deve ser de algo recente, já que essa silhueta “gordinha” do Seagal é relativamente recente. E a roupa dificulta mais ainda a identificação, já que ele fez várias vezes o papel de policial durão. O meu palpite é que essa figura seja inspirada na série de televisão “True Justice”, criada e protagonizada pelo próprio Steven Seagal no papel de Elijah Kane, o líder de um grupo de Forças Especiais da Polícia.
Quanto ao Steven Seagal, para quem não conhece (!!!), é um ator e mestre de artes marciais norte-americano. É considerado um dos maiores lutadores de aikido do Ocidente, e treinou grandes lutadores do MMA, como Anderson Silva e Lyoto Machida. Ele é faixa preta 7º Dan em aikido, e possui a faixa preta em outras artes marciais: judô, kung-fu, kendô, hapkidô e caratê.




Na adolescência, viajou ao Japão para aprender artes marciais, se tornando mestre em aikido, e abriu uma agência de segurança de autoridades e ministrava treinamento para instituições como a polícia japonesa, agentes da CIA e militares americanos. Também se especializou em armas de fogo de vários calibres, ministrando cursos na área para forças de segurança.




Já adulto, aos 28 anos, voltou aos EUA para exercer as mesmas atividades que realizava no Japão, encontrando várias oportunidades na área cinematográfica, colaborando como coordenador de cenas de ação de diversos filmes. Com suas atuações em filmes, na maioria das vezes como um policial durão, se tornou um astro dos filmes de ação na década de 1980. Entre seus filmes mais conhecidos estão “Acima da Lei”, “Difícil de Matar”, “Marcado para a Morte”, “Fúria Mortal”, “A Força em Alerta”, “A Força em Alerta 2” e “Glimmer Man: o Homem das Sombras”. Recentemente ele fez o papel do vilão Torrez, no filme “Machete”, de Robert Rodriguez.


Algumas curiosidades sobre o nosso caro Steven Seagal:

O dublador dele no Brasil é Luiz Feier Motta, o mesmo que dubla o Sylvester Stallone.
Seagal protagonizou duas histórias para lá de constrangedoras:




- Em 1997, se envolveu em uma briga com ninguém menos que Jean-Claude Van Damme, na casa de Sylvester Stallone!




- Um pouco antes desse episódio, Seagal se divorciou da atriz Kelly Lebrock, um dos maiores símbolos sexuais dos anos 80. A questão foi o motivo: Kelly descobriu que Seagal a traía com a babá da filha deles! E o pior de tudo isso é que Kelly gostava tanto da babá que colocou o nome dela na filha deles!




Bom, deixando a fofoca, curiosidades e papo-furado de lado, vamos ao review!




A CAIXA:




A caixa é muito bonita, não devendo nada aos Hot Toys, com uma foto bem grande da figura estampada na frente e avançando pelos lados, e o nome da figura no verso.





























Abrindo a caixa, vemos mais fotos da figura e uma proteção de espuma. (Mais um ponto para a Art Figures... Basta lembrarmos que o interior da caixa dos Hot Toys é de plástico. Eles só colocam proteção de espuma nos DX.)









Removendo a primeira camada de espuma, vemos os dois “pisos” do diorama, sendo um “ensanguentado”:









Removendo os pisos, vem mais uma espuma. E por baixo dela, a figura e os acessórios:









Outra foto da figura:









E, enfim, por baixo da figura, a “porta” e a “parede” do diorama:



A FIGURA:

Bom, pessoal, aí está a figura com os acessórios. Ele não vem com muita coisa, mas eu nem esperava mesmo muitos equipamentos, afinal, é apenas um policial. Não dá para enchê-lo com rifles, escopetas, várias pistolas e granadas.

Além da roupa (camiseta preta, camisa azul de botões, casaco de couro marrom, calça jeans, cinto de couro preto, meias pretas e sapatos marrons), o Seagal vem com uma pistola com pente, um par de algemas, uma insígnia, um bloco de anotações, uma caneta dourada e um rádio. A propósito, desculpem o rádio não aparecer na foto. Eu simplesmente esqueci de colocá-lo ali... hehehe... Porém, mais abaixo, você vão ver fotos do rádio e uma descrição melhor dele.









E agora, fotos da figura de frente, de lado e de costas. Muito legal o Seagal, principalmente por ele não ser sarado, bombado ou magrelinho, como a maioria das outras figuras na escala 1/6. O visual “gordinho” deu personalidade à figura (como eu estou fora de forma, me identifiquei com ele... hehehe...). E é uma figura que impõe respeito, pois para essa escala, ele é alto, o que é muito justo, considerando que o Steven Seagal tem 1,93m de altura.


















O acabamento da roupa é muito bom. O tecido da camisa não é grosso nem fino... é de uma boa espessura. O mesmo vale para as calças jeans, excelentes, dão um banho de qualidade na calça jeans do Barney Ross da HT.










As botas e as meias também são bem feitas, mas se as botas tivessem cadarços de verdade, seria mais legal (o Lee Christmas, também da Art Figures, tem cadarços de verdade nas botas):




E agora, o rosto da figura, de vários ângulos. Não é uma escultura idêntica ao ator, como a HT fez com o Jack Sparrow, por exemplo. Mas é muito parecida e dá para identificá-lo na hora, a não ser que a pessoa não saiba quem é Steven Seagal (acho que a maioria das mulheres não sabe). Minha esposa, por exemplo, ao ver, não sabia quem era (ela se enquadra entre as mulheres citadas acima). Mas outras pessoas que vieram aqui em casa identificaram-no imediatamente: “Cara, não é o Steven Seagal?”


Mas a figura ficaria mais parecida ainda se tivessem colocado o rosto dele mais afilado. Tá certo que o Seagal tá “cheinho”, com a cara cheia de botox, mas também não é para tanto... Sacanearam um pouco o cara... hehehe... E o nariz do ator também é mais afilado que o da figura.
























Apesar de ser muito parecido com o Seagal, em alguns ângulos, ele me lembrou o Joel Santana! Hahaha... Deve ser por causa do nariz e da boca.



Bom, uma coisa meio chata é que o encaixe do pescoço no tronco poderia ser mais discreto. Mas isso não compromete a figura, já que (eu, pelo menos) não pretendo deixar a camisa dele aberta desse jeito. Nessa foto, eu a abri para vocês verem melhor.


O casaco é um show à parte: acolchoado, imitando couro perfeitamente, muito bem trabalhado, com costuras discretas, bolsos funcionais e um forro de muita qualidade. Quem não gostou a figura, mas quiser só o casaco, pode comprar, que não vai se arrepender:













E a figura sem o casaco. Parece um inofensivo tiozão... hehehe... Foi nessa foto de frente que eu disse que lembrei do Joel Santana...












O Seagal usa o mesmo corpo das outras figuras da Art Figures. Aí, eles colocaram um “enchimento” por baixo da camiseta preta para o Seagal ficar gordinho. Ficou bem legal.











Bom, como vocês devem ter percebido, a figura não tem mãos “extras”. Isso porque as mãos são emborrachadas, com arames internos, permitindo uma grande flexibilidade nos dedos. Dá para colocá-los em qualquer posição. A única coisa chata são os “buraquinhos” nas palmas das mãos (se bem que acho que ninguém vai deixá-lo com a palma da mão virada para a frente).














Impossível não fazer essa pose...









“Tô de olho...”









“... em vocês!”









Bom, e agora...




OS ACESSÓRIOS:




A credencial é muito legal. Acho que toda figura de policial tinha que vir com uma dessas, para dar uma “carteirada” nos bandidos. Dourada na frente, colada sobre um fundo imitando couro, e a correntinha.









Mas observem na foto a seguir que não é bem uma “insígnia da polícia”. Está apenas escrito “Federal Firearms License” (licença federal para armas de fogo). Não entendi porque isso. Se puderam escrever “Police” no nome da figura, porque não na insígnia? Poderia ser algo como “Police Detective”, algo assim. Bom, independente disso, é uma peça bem legal.









Olhem a moral que dá para a figura... hehehe...









As algemas também são ótimas, de plástico (mas resistente), perfeitamente funcionais.














Eu as guardo no bolso do casaco:














O bloco de anotações e a caneta dourada. Que policial não tem um desses? Ainda mais esses das antigas, para anotar as informações dos crimes. A capinha do bloco é imitando couro, e as folhas são de papel mesmo. Para ficar mais realista, só se a caneta escrevesse.














Cabem perfeitamente no bolso da camisa. Deixando os dois um pouco para fora, para dar um charme.



Dá para usar os acessórios numa boa:




A pistola. Uma pistola simples, sem nada em especial. É bonita, mas já vi melhores (como a do T-800 HT). Quem já viu outras armas de figuras 1/6, não vai se impressionar (mas quem nunca viu, vai achar o máximo... hehehe...)














A arma engatilha, e dá para ver a bala na agulha.









Essa aí tem que ficar na mão mesmo, né?









Ah, enfim, o rádio, que não havia sido mostrado naquela foto no início. É um radinho simples, de plástico, mas o logo da Motorola dá um aspecto muito legal a ele.



















E agora...




O DIORAMA




Um dos pontos fortes da figura. É muito legal mesmo. Difícil de descrever. Só vendo mesmo. Por isso, fiz questão de tirar fotos bem detalhadas das peças que o compõem.




Ele vem dividido em quatro partes: uma porta, uma parede e dois pisos. Fotos de frente (os pisos sujos de sangue... a porta cheia de tiros de bala):









E de verso (o outro lado da parede, pichada e manchada de sangue):









E o diorama montado:









Outras fotos mais de perto. Vem até com as caixinhas das tomadas e o rodapé da parede:














A fechadura manchada de sangue:









E a porta cheia de buracos de bala. Não são pintados não. São buracos mesmo:














Seagal vai entrar no apartamento dos delinquentes:










“Todo mundo parado! Polícia!”














“Central, não preciso mais de reforços. Só temos um elemento aqui. Peguei a chefe da milícia.”









“Você está presa garota. Tem direito a um advogado. Tudo o que disser poderá E SERÁ usado contra você no Tribunal!”









“Andando!!!”









Só tem dois acessórios que não vem com a figura e que deveriam ter vindo: um par de óculos escuros (o Seagal vive usando) e uma espada (Tá certo que policial não usa espada, mas o Seagal pode, pô!). Mas eu já dei um jeito nisso.




Os óculos peguei de uma figura que eu tenho da Toys City: um soldado Green Beret (Boina Verde). Eu mal usava esses óculos no soldado, então vão ficar com o Seagal.









A espada peguei emprestado da Alice Resident Evil, da Hot Toys. Mas essa peguei só para tirar a foto, e devolvi para a Alice. Prefiro o Seagal como um policial normal, usando arma de fogo.









E agora, as minhas tradicionais fotos comparativas com outras figuras 1/6.




Ao lado do Classic Predator, da Hot Toys. Podem observar que o Seagal é quase da altura dele.




Ao lado da Abigail Whistler, da Hot Toys. Acho que a Abigail, ao lado da Babydoll , são as figuras HT mais baixinhas (a Abigail poderia ser mais alta, afinal, a Jessica Biel tem 1,73m de altura). Por isso ele ficou gigante perto dela. (Aliás, assim que puder, pretendo fazer um review da Abigail).











Bom, é isso ai, galera. Espero que tenham gostado do review. Há quem torça o nariz para a Art Figures, principalmente pelo fato deles não terem licença para fabricar figuras oficiais de personagens de filmes. Mas acho legal a iniciativa deles. É como se fosse uma empresa que customizasse figuras para os colecionadores. Se não fossem eles, provavelmente eu jamais teria um Steven Seagal na minha coleção (sei que o cara é um péssimo ator, mas é um ícone dos filmes de ação, então merecia uma figura).




Em resumo, se você faz questão de uma figura que seja completamente idêntico ao personagem que a empresa se propõe a representar, talvez não vá gostar dessa figura. Mas se você, como eu, gosta de uma figura de personalidade, que embora não seja idêntica a um ator, é muito parecida com ele, e que te permite toda a diversão que me proporcionou ao fazer esse review, leve o Seagal para casa.

Aliás, ele agradece desde já a presença de todos nesse review, e os comentários também.









Abraços, pessoal, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário